domingo, 23 de agosto de 2009
«FAR WEST»
Embarcação do século XIX, do tipo 'sternwheeler', que operou no curso do rio Missouri e no de alguns dos seus tributários. Foi construída num estaleiro de Pittsburg (Pensilvâvia) para a Coulson Packet Company. O seu casco (chato) media 59 metros de comprimento por uns 10 metros de largura e o seu calado não excedia 80 centímetros, mesmo quando navegava com a carga completa, ou seja com toda a tripulação, com 30 passageiros e com 200 toneladas de mercadoria. O «Far West» estava equipado com uma caldeira a vapor, cuja energia fazia mover uma roda de palhetas situada à popa. A roda, que media 7,50 metros de longitude por 5,50 metros de diâmetro, tinha uma velocidade de rotação de 20 voltas por minuto. A celebridade do «Far West» provém do facto deste vapor ter sido utilizado pelo general Alfred H. Terry em 1876 -durante a campanha militar contra os índios da chamada Grande Pradaria- como transporte de tropas, unidade de apoio logístico e posto de chefia móvel. Essa campanha militar, da qual Terry era comandante supremo, terminou, como é sabido, com a derrota inesperada do tenente-coronel George A. Custer e o aniquilamento quase completo do 7º Regimento de Cavalaria dos Estados Unidos por uma coligação de guerreiros Sioux, Cheyennes e Arapahos. Foi também este vapor que evacuou elementos do exército, que não chegaram sequer a participar na desastrosa batalha de Little Big Horn. Para executar essa missão, o «Far West» teve de aproximar-se o mais perto possível do lugar do confronto (situado no território de Montana), utilizando as águas baixas e perigosas do rio Little Big Horn, mas também as do Yellowstone e as do Missouri, antes de chegar ao forte Abraão Lincoln (no Dacota), onde deu a infausta notícia da morte de Custer e de mais de 260 dos seus cavaleiros. A Secretaria de Estado da Guerra dos E.U.A. gastou a quantia de 350 dólares diários com o aluguer do «Far West» (que se encontrava sob as ordens do experimentado capitão Grant Marsh), soma importante para a época. Este histórico vapor continuou a transportar passageiros e frete durante alguns anos mais; até que chocou -no dia 30 de Outubro de 1883- contra o ilhéu de Mulhanthy (situado a 7 milhas da cidade de Saint Charles do Missouri) e se afundou.
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