terça-feira, 14 de dezembro de 2010
«SIR LANCELOT»
‘Clipper’ de bandeira britânica construído em 1865 pelos estaleiros de Robert Steele & Cº, de Greenock. Concebido para o rendoso negócio do chá, este navio de três mastros era tão bonito e de acabamentos tão perfeitos, que chegaram a chamar-lhe o ‘iate do oceano Índico’. Deslocando cerca de 900 toneladas, o «Sir Lancelot» media 60 metros de comprimento por 11,30 metros de boca. Este ‘clipper’ cobria a distância entre os portos chineses e Londres (via cabo da Boa Esperança) em menos de 100 dias de navegação, tendo o seu record sido batido em 1869 em apenas 89 dias. O «Sir Lancelot», cujo nome se tornou quase lendário nas famosas ‘corridas do chá’, foi vendido, em 1886, a um armador indiano de nome Ibrahim Visram, que o colocou no comércio com as ilhas Maurícias, isto numa altura em que -com a abertura do canal de Suez- os negociantes londrinos deixaram de recorrer aos serviços deste tipo de navios. Em 1895, o gracioso veleiro foi comprado por um armador persa, que o perdeu no dia 1 de Outubro desse mesmo ano, na sequência de um ciclone, em Sands Head, nas proximidades de Calcutá. Nessa altura, o antigo «Sir Lancelot» (nome de cavaleiro da Távola Redonda) dedicava-se ao comércio do açúcar, do arroz e do sal.
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