quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
«RED JACKET»
Veleiro de três mastros desenhado pelo arquitecto naval Samuel Hart Pook. Foi construído em 1853 no estaleiro de George Thomas, de Rockland (Maine) para o armador bostoniano Seacomb & Taylor. O seu nome fazia alusão à alcunha de Sagoyewatha, um famoso chefe ameríndio (Séneca) do século XVIII. Foi considerado um dos mais velozes navios do seu tempo, facto que o «Red Jacket» confirmou logo na sua primeira viagem transatlântica, ao estabelecer um novo record de velocidade, entre Nova Iorque e Liverpool. Comprado em 1854 pela White Star Line, o navio mudou de bandeira e passou a assegurar carreiras entre a 'Velha Albion' e a Austrália, levando para esse longínquo território da coroa britânica muitas centenas de emigrantes europeus. Em 1868, teve novo proprietário, que passou a utilizá-lo como transporte de madeiras entre Quebeque (Canadá) e Inglaterra. Em 1883, este veleiro de 2 300 toneladas, foi, finalmente, adquirido pela firma Blandy Brothers & Coº (armadores e negociantes do Funchal), matriculado na ilha da Madeira e utilizado, como navio de carga diversa, entre o arquipélago da Madeira e os Estados Unidos. País para onde o navio transportou os generosos vinhos da ilha, entre outras mercadorias. Não conseguimos apurar se o famoso veleiro, que, por essa época, hasteava à popa a bandeira azul e branca do reino de Portugal, chegou a mudar de nome. É sabido, isso sim, que o navio deixou de navegar no dia 15 de Dezembro de 1885, data em que foi atirado à costa madeirense por um violento temporal. O seu casco foi recuperado e ainda serviu alguns anos, ao que parece, como barcaça carvoeira num porto de Cabo Verde.
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