domingo, 26 de dezembro de 2010

«PRESIDENT MASARYK»


Patrulheiro fluvial checoslovaco construído, em 1930, num estaleiro do rio Duna (Dunaj). Deslocava 230 toneladas e media 49 metros de comprimento fora a fora por 6 metros de boca. O seu calado era de apenas 1,10 metro. A propulsão do «President Masaryk» era assegurada por 2 turbinas a vapor e por 2 hélices. A sua velocidade ultrapassava os 30 km/hora. Estava armado com 4 peças de artilharia de 66 mm e com 2 metralhadoras de 7,92 mm, todas elas fabricadas pela firma Skoda. Transportava também 10 minas. Tinha uma tripulação de 3 oficiais, 3 sargentos e 32 praças. Baseada em Bratislava (na actual Repúbica da Eslováquia), esta embarcação exerceu funções de guarda-fronteira junto às raias húngara e austríaca; isto até 1939, ano da invasão da Checoslováquia pelos exércitos hitlerianos. A partir de então, com o nome de «Bechelaren», passou a integrar a flotilha (alemã) do Danúbio. Depois da libertação do país, este patrulheiro tornou a içar a bandeira nacional do seu país de origem e regressou à sua primitiva zona de acção. Já com o seu nome de baptismo. Sabe-se que, no início dos anos 50 do século XX, este barco serviu de apoio a uma companhia de engenharia do exército; e que foi retirado do serviço activo e parcialmente desmantelado, pelos estaleiros de Komárno, em 1956. Parece que o casco (ligeiramente blindado) do «President Masaryk» ainda serviu até 1978 como simples pontão. Esta unidade fluvial foi o maior barco militar que alguma vez arvorou o pavilhão tricolor da Checoslováquia.

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