sábado, 25 de dezembro de 2010
«KURTULUS»
Este cargueiro foi construído no estaleiro Caird & Purdie, de Barrow-in-Furness (G.B.) em 1883 e arvorou, inicialmente, bandeira do Reino Unido. Comprado por um armador da Turquia, em 1924, o navio teve -nesse país- três nomes distintos, sendo os primeiros «Tesvikiye» e «Bülent». Era um navio com 2 735 toneladas de arqueação bruta e com 75,50 metros de comprimento destinado a carga diversa. Aquando da ‘grande fome’ na Grécia (no início dos anos 40 do século XX, provocada, simultaneamente, pela ocupação alemã e pelo bloqueio britânico), o navio foi afretado aos armadores Tavilzade pelo governo turco, que decidira oferecer aos seus vizinhos (e nem sempre amigos) uma ajuda alimentar, ao mesmo tempo que se responsabilizava pela entrega, ao povo grego, dos géneros que chegavam a Istambul, em proveniência do estrangeiro. Benefiando da boa vontade das nações beligerantes, o navio «Kurtulus», que ostentava o símbolo da Cruz Vermelha, fez quatro viagens para o porto do Pireu, onde descarregou 6 735 toneladas de alimentos. Mas, no decorrer da quinta viagen, o navio foi assaltado por uma violenta tempestade no mar de Mármara e empurrado contra a costa rochosa, onde se perdeu. O desastre, ocorrido na manhã do dia 21 de Fevereiro de 1942, não provocou mortes, já que os 34 membros de equipagem do navio turco puderam atingir a terra firme, sãos e salvos. Apesar da perda do «Kurtulus», a Turquia não deixou de enviar ajuda humanitária à Grécia, graças à contribuição de outras unidades da sua marinha mercante. Esse precioso auxílio não impediu, no entanto, que (nesses anos de guerra) morressem de fome uns 300 000 gregos, segundo a estimativa do historiador Mark Mazower.
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