quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

«CORTE REAL»


Moderno porta-contentores da frota da CMA-CGM (Compagnie Maritime d’Affrètement-Compagnie Générale Maritime), sociedade de transporte marítimo sedeada em Marselha. O «Corte Real» presta homenagem a uma dinastia de navegadores portugueses dos séculos XV e XVI (João Vaz, Miguel e Gaspar) e pertence a uma classe de 8 navios do seu género, com nomes de grandes exploradores oceânicos. Dois deles (ainda por construir) vão chamar-se «Vasco de Gama» e «Magellan». O navio em apreço foi realizado pelos estaleiros sul-coreanos Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering, que o lançaram à água em Agosto de 2010. Tem uma arqueação bruta de 160 000 toneladas, mede 365,50 metros de comprimento por 51,20 metros de boca e apresenta um calado de 15,50 metros. O seu motor de injecção electrónica desenvolve 108 000 cv de potência, o que permite ao «Corte Real» navegar à velocidade de cruzeiro de 25 nós. Colocado na linha French Asia Line (que liga a Ásia à Europa do norte), o navio pode transportar 13 800 contentores do tipo TEU, com cerca de 30 m3 cada um. O navio recebeu do Bureau Veritas a categoria de ‘Clean Ship C’, por ter adoptado tecnologias que poupam carburante e óleos, por ter protegido (com duplo casco) os reservatórios de combustível e por ter sido equipado com um dispositivo (o ‘Fast Oil Recovery System’) que permite facilitar as operações de bombagem de hidocarbonetos e limitar, assim, as consequências de um eventual acidente ecológico. O «Corte Real» caracteriza-se pela sua elevada superestructura central (que permite uma melhor visibilidade aos oficiais de navegação) e pela sua chaminé situada à popa

Sem comentários:

Enviar um comentário