terça-feira, 21 de dezembro de 2010
«BRITISH QUEEN»
Paquete de propulsão mista (vapor/vela) construído pelo estaleiro londrino Curling & Young, para satisfazer a encomenda de uma nova sociedade de transportes marítimos : a British and American Steam Navigation Company. Tinha três mastros (com velame configurado em barca) e duas rodas laterais acopladas ao sistema propulsivo, constituído por 1 máquina Napier. Este bonito navio (com 1 850 toneladas de arqueação bruta e medindo 75 metros de comprimento por 12 metros de boca) realizou a sua viagem inaugural em 1839, entre a Inglaterra e a costa leste dos Estados Unidos. O seu nome prestava homenagem à rainha Vitória. Apesar de nunca ter arrebatado a famosa e cobiçada flâmula azul, o «British Queen» foi um dos navios mais rápidos do seu tempo a cruzar as águas do Atlântico norte. Fez nove idas e voltas à América, antes de ser vendido a uma companhia estatal belga, interessada em abrir a linha regular Antuérpia-Cowes-Nova Iorque. A transação comercial em causa realizou-se na sequência do colapso económico do primeiro armador do «British Queen», ocorrido após o naufrágio (sem sobreviventes) de um outro dos seus navios : o «President». Com a bandeira belga (mas conservando o seu nome de origem), o navio fez apenas três viagens transatlânticas, vendo-se obrigado a reabastecer nos Açores aquando da derradeira dessas travessias; depois das quais ficou imobilizado no porto de Antuérpia. Foi desmantelado em ano que desconhecemos.
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