segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
«ADMIRAL MAKAROV»
Quebra-gelos russo de propulsão convencional. Foi construído num estaleiro de Helsínquia (Finlândia), no ano de 1975, ainda no tempo da União Soviética. Operou até 2006 no Báltico e mares do Árctico ocidental. Desloca 14 000 toneladas e mede 135 metros de comprimento por 26 metros de boca. O seu sistema propulsor é constituído por máquinas diesel e eléctricas. O «Admiral Makarov» pode atingir a velocidade máxima de 20 nós em mar aberto. Actualmente pertente à frota da FESCO (Far Eastern Shipping Company), que o tem utilizado nos mares adjacentes do extremo-oriente russo, a partir do porto de Vladivostok. A sua tarefa tem sido particularmente apreciada pelas tripulações dos petroleiros que cruzam as vias marítimas do Grande Norte, regiões onde nunca poderiam circular no período invernal sem a preciosa ajuda do «Makarov» e dos seus congéneres. O primeiro comandante deste navio, que se imagina em fim de carreira, foi o capitão Vadim Ivanovitch Abonosimov, uma figura quase lendária da história dos quebra-gelos e da navegação em mares gelados. E que -pela sua excepcional carreira- foi agraciado com as mais altas condecorações, tanto soviéticas como russas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário