segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
«SEDOV»
Este grande veleiro chamou-se, sucessivamente, «Magdalene Vinnen II» (até 1936) e «Kommodore Johnsen» (entre 1936 e 1945), antes de ser conhecido pelo seu actual nome. Foi construído pelos estaleiros Krupp, de Kiel, em 1921 por encomenda do armador de Bremen F.A.Vinnen & Cº, que utilizou como transporte de mercadorias várias entre a Alemanha e destinos tão longínquos como a Argentina, o Chile, a África do Sul, ou a Austrália, entre outros. Em Agosto de 1936, o navio foi vendido à companhia de navegação alemã Norddeutscher Lloyd, que lhe deu o seu segundo nome e o utilizou, igualmente, no transporte de carga diversa destinada a países estrangeiros. O novo proprietário do navio comprometeu-se, no entanto, a receber a bordo oficiais de marinha estagiários, iniciando, assim, a vocação formadora do futuro «Sedov». Praticamente esquecido durante o 2º conflito mundial, o navio acabou por ser cedido -em finais de 1945- à União Soviética, como parte das reparações de guerra devidas pela Alemanha. Já na U.R.S.S., o navio foi transformado em navio-escola, recebendo o nome de Georgy Sedov, um conhecido explorador polar russo. O navio percorreu o Mundo em viagens de instrução de cadetes e até foi utilizado como navio de pesquizas oceanográficas (no Atlântico norte) entre os anos de 1957 e de 1966. Depois do colapso do regime comunista na U.R.S.S. e da independência dos países baltos, o navio deixou Riga, onde então estacionava, e transferiu-se para o porto de Murmansk, ficando aí adstrito à escola naval. O «Sedov» participou, desde então, em vários eventos internacionais, onde a sua majestade, provoca a admiração de todos os amantes da marinha de outras eras. Essas suas participações públicas abrandaram a partir de 2002, quando o navio começou a ser alvo de tentativas de apreensão judicial por parte de sociedades de negócios que se dizem credoras da Federação Russa. O «Sedov» -o maior e um dos mais belos veleiros do mundo- desloca 5 350 toneladas em plena carga e mede 117 m de comprimento por 14,90 m de boca. Os seus quatro mastros suportam uma superfície vélica de 4 195 m2. O navio está dotado com um motor auxiliar de 128 cv e pode atingir, graças à conjugação desses dois sistemas propulsores, a velocidade máxima de 18 nós. A sua equipagem compreende 240 membros, para além de 70 cadetes e 120 estagiários.
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