quarta-feira, 31 de agosto de 2016

«SIBAJAK»

Paquete que hasteou bandeira dos Países Baixos. Construído em 1927 no estaleiro De Schelde, de Vlissingen, deslocava 18 144 toneladas e media 161,55 metros de comprimento por 19 metros de boca. Tinha 3 'decks' reservados aos passageiros (havia nele acomodações para 500 viajantes) e vastos porões para carga geral. Estava equipado com 2 máquinas diesel, que lhe imprimiam uma velocidade de 17 nós. Funcionava com uma tripulação de 234 membros. Propriedade da companhia de navegação neerlandesa Rotterdamse Lloyd, fez a sua viagem inaugural em 1928, entre o seu porto de registo (Roterdão) e Batávia, a actual Jacarta, capital da Indonésia. Serviu -antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial- em várias das linhas ultramarinas exploradas pelo seu armador. Mas, quando o conflito rebentou, o «Sibajack» (que sofrera remodelações em 1935) foi mobilizado pelos Aliados, que o utilizaram como transporte de tropas; como fizeram, aliás, com tantos outros paquetes do seu tempo. Foi devolvido ao seu armador holandês em 1948 e, pouco depois, especializou-se no transporte de emigrantes europeus, desejosos de se instalar na Austrália, na África do Sul, nas chamadas Índias Ocidentais, mas também no Canadá e nos Estados Unidos. No início dos anos 50 do passado século, sofreu novos trabalhos de modernização, que lhe permitiram transportar mais passageiros. E entre 1955 e 1959 passou a navegar numa linha regular com término em Jacarta. Julgado obsoleto, o «Sibajak» foi desmantelado no início da década de 60, num estaleiro especializado de Hong Kong.

Sem comentários:

Enviar um comentário