quinta-feira, 11 de agosto de 2016

«ARCHIBALD RUSSELL»

Barca de 4 mastros, com casco de aço, este grande e elegante navio foi construído, em 1905, nos estaleiros Scotts Shipbuilding & Engineerimg Cº, de Greenock, por encomenda da casa armadora John Hardie & Son, de Glásgua. Apresentava uma arqueação bruta de 2 354 toneladas e media 88,80 metros de comprimento por 13 metros de boca. O seu calado cotava 7,30 metros. Navegou por todos os mares e oceanos do mundo, visitando portos de todos os continentes. Destinado ao transporte de carga geral, o «Archibald Russell» carregou madeiras e outros materiais de construção, cereais, carvão, nitratos, etc.. Sobreviveu à Grande Guerra, mas em 1923 trocou a bandeira da marinha mercante do Reino Unido pela da Finlândia, já que foi cedido (por 5 500 libras) ao armador Gustav Erikson; que lhe manteve o nome e a natureza do seu trabalho. Rapidíssimo, graças ao seu impressionante sistema vélico, que compreendia, entre outros, 18 panos redondos, este navio bateu -durante anos a fio- vários recordes de velocidade. Em 1939, pouco antes da eclosão do segundo conflito generalizado, uma associação londrina de marinheiros encarou a possibilidade de o adquirir para lhe servir de sede e espaço de lazer para os seus associados. Plano que se gorou. Adquirido posteriormente pela 'Navy', o «Archibald Russell» foi mantido inactivo até 1949, ano em que foi vendido para a sucata à firma Iron & Steel Corporation; que mandou proceder ao seu desmantelamento nos estaleiros JJ King & Cº, de Gateshead-on-Tyne. Foi um dos últimos veleiros de grande porte (excepção feita de navios-escola recentemente concebidos) a percorrer os grandes espaços líquidos do nosso planeta.

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