terça-feira, 30 de agosto de 2016

«GOLDEN WEST»

'Clipper' construído em 1852 nos estaleiros de Paul Curtis, em Boston. Fez-se notar, no seu tempo, pela imponente águia dourada que lhe servia de figura de proa. O seu primeiro armador foi a companhia JA & TA Patterson, de Nova Iorque, que utilizou o «Golden West» no carregamento de nitratos do Chile (guano), no transporte de 'coolies' -os esforçados trabalhadores chineses- para as minas e obras da Califórnia e para o comércio com a Austrália e com o Celeste Império. Na realidade, este veleiro navegou em todos os oceanos do mundo e nos mais recônditos mares, ganhando fama de navio rápido e robusto. Em 1863, o «Golden West» foi vendido em leilão e arrematado pelo armador britânico J. G. Ross, que confiou o seu comando ao capitão Jewett, um experimentado lobo do mar. Que com este 'clipper' retomou as actividades que o navio já desenvolvera quando içava a bandeira dos Estados Unidos. Era uma galera de 3 mastros, com casco em madeira e 2 convéses,  com 1 441 toneladas (burthen) e apresentando as seguintes dimensões : 64 metros de comprimento, 12 metros de boca e 7 metros de calado. A imagem que ilustra este texto é uma obra pictórica do artista William Bradford, que a realizou em 1853.

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