quarta-feira, 10 de agosto de 2016

«PHOENIX»

O «Phoenix» foi o nome dado a uma embarcação a vapor construída, em 1807, num estaleiro de Hoboken (Nova Jérsia), por John Stevens e por seu filho Robert L. Stevens. Media 15 metros de comprimento por 3,70 metros de boca e o seu calado não ultrapassava os 2,10 metros. A sua única máquina estava acoplada a 2 rodas laterais de paletas. Dispunha de comodidades em cabine para passageiros da classe privilegiada, mas também para os da 3ª classe. O objectivo dos seus construtores era pô-la a navegar numa rota fluvial que se adivinhava rentável, entre New Brunswick (Nova Jérsia) e Nova Iorque. Mas restrições que tinham a ver com o monopólio concedido a Fulton e Livingstone, afastavam o «Phoenix» desse negócio lucrativo. Foi assim, que os empreendedores Stevens decidiram submeter o seu pequeno navio à prova das águas oceânicas, para poderem convencer as autoridades competentes da solidez do «Phoenix» e do seu direito de concorrenciar os seus prestigiosos rivais. Depois de ter esperado vários dias por tempo favorável, o navio em apreço fez-se ao mar (em 1808) a partir do porto de Barnegat (Nova Jérsia) e navegou -sem incidentes- ao longo das costas deste estado até ao norte da foz do Delaware. Tal feito seria determinante para que o alvará de concessão para navegar naquele rio lhe fosse concedida, num troço que se situava entre as cidades de Filadélfia e de Trenton. A viagem inaugural ocorreu em data de 5 de Julho de 1809; quase dois anos após a sua construção. A «Phoenix» é, pois, uma embarcação com pergaminhos na História da navegação a vapor dos Estados Unidos da América; o que lhe valeu ser escolhida, em tempos, para ilustrar um selo da administração postal norte-americana (imagem no topo deste texto).

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