quinta-feira, 11 de agosto de 2016

«KAMINA»

Este navio foi construído nos estaleiros de John Cockerill, em Hoboken (Bélgica), no ano de 1940. A sua encomenda foi feita pela casa armadora polaca Zegluga Polska, que deveria usar o «Lewant III» (nome previsto para o navio) no transporte de frutos tropicais em proveniência de África e da América do sul. Mas, após a ocupação nazi da Bélgica, o navio foi confiscado e levado para Kiel, onde foi transformado em navio de apoio às flotilhas de submarinos alemães a operar em águas norueguesas. Recebeu, nessa ocasião (1943), o nome de «Herman von Wissman», uma guarnição composta por 226 homens e armamento adequado à sua nova missão : 1 canhão de 105 mm, várias peças de 37 mm e baterias AA de 20 mm. No final do conflito, foi apreendido pela armada britânica, que o baptizou «Royal Harold» e o juntou aos seus efectivos. Em 1950, o navio foi cedido ao aliado belga, que lhe conferiu o seu derradeiro nome de «Kamina». Na marinha de guerra da Bélgica, esta unidade desempenhou variadas funções : navio de apoio logístico, transporte de tropas, navio-escola e caça-minas. Foi o «Kamina» que no início dos anos 50 (do passado século) transportou um contingente de 700 militares europeus (belgas e luxemburgueses), que se juntaram aos norte-americanos combatendo na Coreia os regimes comunistas locais. Em 1967 foi julgado obsoleto e mandado desmantelar num estaleiro das proximidades de Bruges. Na sua forma primitiva, este navio media 114 metros de comprimento por 14,70 metros de boca por 6 metros de calado. Estava equipado com 1 máquina diesel de 3 800 cv de potência, que lhe garantia uma velocidade máxima de 17 nós.

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