domingo, 21 de agosto de 2016

«NIMROD»

Este navio misto (vela/vapor) foi usado pelo famoso explorador polar Ernest Shackleton na sua expedição à Antárctida de 1908-1909. Era um velho navio de caça à baleia com mais de 40 anos de actividade, quando foi comprado (por 5 000 libras) e transformado para a referida viagem ao Pólo Sul. Apresentava uma arqueação bruta de 334 toneladas e a sua máquina a vapor não lhe permitia velocidades superando os 6 nós. À partida da Nova Zelândia, verificou-se que o «Nimrod» (atafulhado de gente, de víveres e de material) era incapaz de carregar o carvão necessário até ao seu destino; de modo que o grande explorador britânico teve de recorrer ao patrocínio do governo néo-zelandês e a um mecenas ('sir' James Mills, presidente da companhia de navegação Union Steamship) para financiarem o aluguer do vapor «Koonya», que rebocou o «Nimrod» até à proximidade dos gelos polares. Esta expedição de Shackleton não foi um êxito completo, porque não chegou a atingir (como inicialmente previsto) o Polo Sul; mas também não se pode considerar um insucesso, pois conseguiu aproximar-se a menos de 200 km desse ponto extremo do planeta Terra, localizar o pólo magnético e descobrir vários sítios geográficos importantes do 6º continente. Foi também durante esta viagem, que se deu a primeira ascensão do monte Erebus. Por outro lado, a 'Expedição do Nimrod' (como também é conhecida esta expedição de Shackleton) inovou no que respeita o transporte dos exploradores da Antárctica, já que foi a primeira vez que ali se utilizaram meios mecânicos, póneis e cães de trenó. O «Nimrod» regressou à Europa em 1909 e foi vendido, ainda nesse ano, por Shackleton. Em 31 de Janeiro de 1919, o velho e histórico navio sofreu um naufrágio na costa de Norfolk e ali se perdeu. No desastre pereceram 10 dos seus 12 tripulantes.

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