segunda-feira, 22 de agosto de 2016
«MARÉCHAL JOFFRE»
Paquete francês da companhia Messageries Maritimes. Foi lançado ao mar a 14 de Maio de 1931 pelos estaleiros de La Ciotat, mas só efectuou a sua viagem inaugural em 1933, entre Marselha e os portos do Extremo-Oriente. Permaneceu nessa linha durante muitos anos. Encontrava-se em Saigão em 1940, aquando da invasão da França pelas tropas de Hitler, e por lá ficou, pelo Oriente, assegurando carreiras regionais. A 7 de Dezembro de 1941 -dia do devastador ataque japonês contra Pearl Harbour- o navio estava em Manilha, nas Filipinas, e o movimento de resistência França Livre (presidido, em Londres, pelo general De Gaulle) incitou os norte-americanos a tomar conta do navio e a utilizá-lo no interesse das forças aliadas. O que foi feito, tendo a 'US Navy' mudado o seu nome para «Rochambeau», em homenagem a um general francês que se ilustrou na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América. Transformado num estaleiro de São Francisco da Califórnia em 1942, passou a actuar -no quadro da guerra do Pacífico- como transporte de tropas e de material de bélico. Refira-se, a título de curiosidade, que o ex-«Maréchal Joffre» transportou, entre muitos milhares de combatentes, um jovem oficial de marinha chamado John Fitzgerald Kennedy, que, anos mais tarde, chegaria à presidência dos E.U.A.. Depois da rendição japonesa em 1945, este paquete foi devolvido ao seu armador e retomou o seu primitivo nome. Até 1950 esteve novamente a cumprir missões de transporte de tropas. Desta vez para a Indochina, onde um confronto mortal entre o exército colonial francês e as forças comunistas de Ho Chi Minh já se perfilava no horizonte. Consta, no seu historial, que o «Maréchal Joffre» foi o último navio ocidental a zarpar do porto de Xangai, após a conquista desta metrópole chinesa pelas tropas maoistas. Restaurado entre 1950 e 1951, nos estaleiros que o construíram, este paquete foi transferido para a linha Marselha-Oceano Índico, via Suez, e posteriormente para as linhas do Mediterrâneo e do norte de África, onde substituiu o naufragado «Champollion». Terminou a sua actividade em 1960, ano em que foi vendido como sucata. Foi desmantelado num estaleiro de Osaka, Japão. Este navio (irmão gémeo do «Jean Laborde») deslocava 14 800 toneladas e media 150 metros de comprimento por 19,50 metros de boca. Estava equipado com 2 poderosas máquinas diesel desenvolvendo 10 450 cv (a partir de 1937), que lhe asseguravam uma velocidade de cruzeiro de 19 nós. Na sua versão inicial podia transportar 900 passageiros, número que diminuiu consideravelmente a partir de 1951.
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