Couraçado da armada dos Estados Confederados de construção francesa. Foi realizado (em ferro) num estaleiro naval de Bordéus em 1863; mas não chegou ao seu destino a tempo de poder interferir na guerra contra a União do presidente Abraão Lincoln. De propulsão mista (vapor/velas), o «Stonewall» deslocava 1 585 toneladas e media 60 metros de comprimento por 32 metros de boca. O seu calado era de 6 metros. Arvorava 2 mastros vestidos com pano redondo e uma altaneira chaminé implantada a meia nau. A sua única máquina a vapor movimentava 2 hélices, que contribuíam para proporcionar ao navio uma velocidade máxima de 10 nós. O seu raio de acção rondava os 3 700 km. Dispunha de blindagem para proteger os seus pontos mais vulneráveis e estava armado com 1 canhão de 228 mm e com 2 outras peças de artilharia de menor calibre. A sua guarnição era constituída por 130 homens, oficiais incluídos. Depois de terminado, este navio não podia ser entregue directamente aos seus comanditários, devido à neutralidade assumida pela França durante a chamada Guerra de Secessão. Assim, o navio transitou pela Dinamarca -onde usou, sucessivamente, os nomes de «Staerkodder» e «Olinde»- antes de efectuar uma travessia do Atlântico, que o conduziu ao porto de Havana. Onde chegou em 1865, em data posterior à rendição do general Lee. Perante esse facto, foi entregue às autoridades federais (dos EUA), que não sabendo o que fazer do navio, acabaram por vendê-lo ao Japão. Onde o navio tomou o nome de «Adzuma» e parece ter servido, exclusivamente, num conflito interno, a rebelião de Hakodate. Curiosidade : o nome confederado deste couraçado prestava homenagem ao general sulista Thomas Jonathan 'Stonewall' Jackson, que morreu em combate, em 1863, na batalha de Chancellorville.
domingo, 16 de agosto de 2015
«STONEWALL»
Couraçado da armada dos Estados Confederados de construção francesa. Foi realizado (em ferro) num estaleiro naval de Bordéus em 1863; mas não chegou ao seu destino a tempo de poder interferir na guerra contra a União do presidente Abraão Lincoln. De propulsão mista (vapor/velas), o «Stonewall» deslocava 1 585 toneladas e media 60 metros de comprimento por 32 metros de boca. O seu calado era de 6 metros. Arvorava 2 mastros vestidos com pano redondo e uma altaneira chaminé implantada a meia nau. A sua única máquina a vapor movimentava 2 hélices, que contribuíam para proporcionar ao navio uma velocidade máxima de 10 nós. O seu raio de acção rondava os 3 700 km. Dispunha de blindagem para proteger os seus pontos mais vulneráveis e estava armado com 1 canhão de 228 mm e com 2 outras peças de artilharia de menor calibre. A sua guarnição era constituída por 130 homens, oficiais incluídos. Depois de terminado, este navio não podia ser entregue directamente aos seus comanditários, devido à neutralidade assumida pela França durante a chamada Guerra de Secessão. Assim, o navio transitou pela Dinamarca -onde usou, sucessivamente, os nomes de «Staerkodder» e «Olinde»- antes de efectuar uma travessia do Atlântico, que o conduziu ao porto de Havana. Onde chegou em 1865, em data posterior à rendição do general Lee. Perante esse facto, foi entregue às autoridades federais (dos EUA), que não sabendo o que fazer do navio, acabaram por vendê-lo ao Japão. Onde o navio tomou o nome de «Adzuma» e parece ter servido, exclusivamente, num conflito interno, a rebelião de Hakodate. Curiosidade : o nome confederado deste couraçado prestava homenagem ao general sulista Thomas Jonathan 'Stonewall' Jackson, que morreu em combate, em 1863, na batalha de Chancellorville.
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