terça-feira, 11 de agosto de 2015
«QUELIMANE»
Paquete português que, no final da sua vida activa, pertenceu à frota dos Transportes Marítimos do Estado. Foi construído em 1900 nos estaleiros hamburgueses da firma Blohm und Voss, que o lançaram à água com o nome de «Kronprinz». Fez parte da frota da companhia alemã Deutsche Ost-Afrika, que o manteve numa linha que ligava a Europa aos portos da costa oriental do chamado continente negro. Até que, em 1914, com a eclosão da Grande Guerra, o seu comandante recebeu ordens de Berlim para o colocar a salvo num porto neutro. O porto escolhido foi o de Lourenço Marques, na então colónia portuguesa de Moçambique, onde o navio em causa permaneceu sob autoridade do seu capitão até Fevereiro de 1916. Investido por uma força naval em armas, foi apresado e colocado à disposição da Armada; que prontamente o transformou em navio-hospital, comissionado para dar apoio a uma unidade de saúde próxima do seu fundeadouro. Depois dessa missão ser dada como terminada (em finais do ano de 1917), o «Quelimane», seu novo nome, foi entregue aos já citados T. M. E., que o utilizaram para transporte de passageiros e carga geral. Este navio -que será bom não confundir com um seu homónimo de construção mais recente- tinha uma arqueação bruta de 5 645 toneladas e media 125,30 metros por 14,60 metros de boca. Estava equipado com 1 máquina a vapor, que lhe autorizava uma velocidade máxima próxima dos 13 nós. Podia receber a bordo 304 passageiros, entre os quais 72 em 1ª classe e 56 em 2ª.. Em 1927 foi desclassificado pelo seu armador e desmantelado. A fotografia anexada mostra o navio em apreço ainda com as cores do seu primeiro armador.
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Boa noite:
ResponderEliminarCom a devida vénia usei a sua foto para esta mensagem no meu blog
http://housesofmaputo.blogspot.lu/2017/01/shipsofmaputo1917-navios-alemaes.html
que não é dedicado ao mar mas tenho andado a falar de navios no porto de Lourenço Marques e neste caso acho a história interessante. Se quiser utilise o que lhe interessar.
Cumprimentos