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O couraçado «Barham», da marinha real britânica, foi um dos quatro navios da classe 'Queen Elizabeth'. Foi construído nos estaleiros escoceses de John Brown & Cº, que o lançaram à água em 1914. Era um navio com 33 000 toneladas de deslocamento em plena carga, que media 196 metros de longitude, por 27,60 metros de boca. O «Barham» foi dotado com um sistema propulsivo que desenvolvia 75 000 cv de potência e que lhe permitia navegar à velocidade máxima de 25 nós e de dispor de um raio de acção de 26 100 km, com o andamento reduzido a 10 nós. Estava fortemente blindado (152 mm/330 mm na cinta) e possuía um armamento principal respeitável, constituído por 8 canhões de 381 mm e por 14 de 152 mm. Teve participação activa na Grande Guerra, nomeadamente na terrível batalha da Jutlândia, de onde saiu muito danificado devido ao encaixe de cinco salvas inimigas. Durante essa acção, o «Barham» (que se encontrava integrado na esquadra do almirante David Beatty) disparou 337 obuses contra a frota alemã. Em 1926, durante a greve geral dos mineiros, este couraçado foi um dos navios da 'Royal Navy' a ser utilizado pelo governo de Londres para intimidar os trabalhadores ingleses. Entre 1930 e 1934, o «Barham» esteve no estaleiro, onde sofreu grandes trabalhos de modernização, que serviram, entre outros, para modificar a sua artilharia; que passou a contar com armas antiaéreas. Este couraçado entrou nos combates da 2ª Guerra Mundial da pior maneira, já que, logo em Dezembro de 1939, foi alvejado -em águas territoriais britânicas- por um torpedo alemão. Depois das reparações efectuadas, o «Barham» foi destacado para África, onde participou na frustrada Operação 'Menace' (Setembro de 1940), na qual se tentou investir o porto senegalês de Dacar. O navio britânico saiu dali com estragos causados pelo seu congénere francês «Richelieu», que o atingiu com um tiro de 380. Destacado para o Mediterrâneo, o «Barham» teve ali acção notável, participando na protecção dos comboios para Malta, na batalha do cabo Matapão, na evacuação da ilha de Creta e no ataque ao porto de Trípoli. Mas, a 25 de Novembro de 1941, este couraçado britânico foi atingido por três torpedos disparados a curta distância pelo submarino «U-331»; que fugiu de imediato, sem sequer ter observado o resultado do seu ataque. Depois de se ter inclinado sobre um dos flancos, o navio britânico -atingido num dos seus paióis de munições- explodiu estrondosamente, arrastado para as profundezas do Mediterrâneo 2/3 da sua guarnição. Para preservar o moral da população e perante o total desconhecimento do acontecimento pelo inimigo, as autoridades militares do Reino Unido só divulgaram oficialmente a notícia do trágico naufrágio do «Barham» no dia 27 de Janeiro de 1942.
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