quinta-feira, 20 de agosto de 2015

«LADY HAWKINS»

Este paquete pertenceu a uma série de navios popularmente conhecida pelo nome de 'ladies' e que compreendeu, para além do «Lady Hawkins», o «Lady Drake», o «Lady Nelson», o «Lady Rodney» e o «Lady Somers». Que todos eles faziam parte da frota da Canadian National Steamship Cº e que tinham em Halifax (Nova Escócia) o seu porto de registo e de abrigo. O navio em apreço foi construído em 1928 nos estaleiros ingleses da firma Cammell Laird, de Birkenhead. Apresentava uma arqueação bruta de 7 988 toneladas e media 128 metros de comprimento por 18 metros de boca. O seu calado era de 8,60 metros. A propulsão do «Lady Hawkins» era assegurada por um conjunto de turbinas e por 2 hélices, que lhe garantiam uma velocidade de cruzeiro de 14 nós. Os passageiros viajavam em 3 conveses distintos e a carga (nomeadamente a de produtos exóticos perecíveis, especialmente frutas) era alijada em vastos porões que tinham -alguns deles- capacidades frigoríficas. O «Lady Hawkins» operou, essencialmente, numa linha que começava em Halifax e o conduzia à Guiana (então inglesa), com escalas em Boston, nas Bermudas e noutras ilhas do Caribe. Essa actividade foi interrompida em 19 de Janeiro de 1942, quando este navio (transformado pela guerra em cruzador auxiliar) foi alvejado por 2 torpedos disparados do submarino «U-66», que o afundaram em 30 minutos e que mataram 251 passoas : passageiros, membros da tripulação e artilheiros das peças montadas a bordo. O navio zarpara de Boston, poucas horas antes e encontrava-se a 150 milhas náuticas do cabo Hatteras quando foi atacado. Como não tinha escolta, o seu comandante havia imposto ao «Lady Hawkins» uma rota em ziguezague, de modo a poder escapar a um eventual perseguidor. Táctica que, infelizmente, não resultou.

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