terça-feira, 18 de agosto de 2015

«ERINPURA»

Paquete pertencente à frota da British East India Steam Navigation Company. Foi construído, em 1911, nos estaleiros William Denny & Brothers, de Dumbarton (Escócia), para o serviço do Oriente (linha Índia-Birmânia-Singapura), via canal de Suez. Era um navio com 5 224 toneladas de arqueação bruta, que media 125,27 metros de comprimento por 16 metros de boca. Estava provido  com máquinas a vapor de tripla expansão (com uma potência global de 5 657 hp), acopladas a 2 hélices. Velocidade máxima : 16,7 nós. Durante os anos da Grande Guerra foi sucessivamente e depois de ter sido requisitado pelo governo de Londres, transporte de tropas e navio-hospital. Nesta sua última valência, apoiou, sobretudo, as forças expedicionárias indianas, oferecendo-lhes 475 camas e um corpo sanitário constituído por 104 membros. Em Junho de 1919, quando já havia reiniciado o seu serviço normal, o «Erinpura» encalhou nuns recifes do mar Roxo, do qual não pode safar-se, sem que antes se procedesse ao corte de parte substancial da sua proa. Com esse elemento realizado pelo estaleiro de origem do navio, procedeu-se ao seu acrescento em Bombaim, voltando o «Erinpura» a renavegar em 1923. A sua segunda fase de actividade civil (transporte de passageiros e frete) durou até 1940, ano em que -com a eclosão da 2ª Guerra Mundial- as autoridades navais britânicas voltaram a mobilizar o navio e a sua tripulação de 84 membros. O ex-paquete da British East India assumiu, mais uma vez, o seu papel de navio tropeiro e foi mandado para a zona de operações do Mediterrâneo; onde, no dia 1º de Maio de 1943, foi afundado por aviões bombardeiros germânicos. O malogrado navio navegava (de Malta para Alexandria) integrado num comboio protegido por 11 vasos de guerra dos Aliados; que nada puderam fazer para o proteger e evitar um desastre de proporções trágicas. O ataque ocorreu a cerca de 30 milhas náuticas de Benghazi. O «Erinpura» soçobrou em apenas 4 minutos e no seu naufrágio pereceram 943 dos 1 215 passageiros e tripulantes que então transportava. 600 deles pertenciam ao 'African Auxiliary Pioneer Corps', soldados negros recrutados na Basutolândia, território da África austral agora conhecido por Lesoto. Curiosidade : o designativo deste navio alude à cidade do mesmo nome, que se situa no actual estado de Rajastão, no noroeste da União Indiana.

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