segunda-feira, 8 de junho de 2015
«SILVA GOUVEIA»
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O «Silva Gouveia» (primeiro do nome) foi fabricado na Grã-Bretanha pelos estaleiros Harkess W. & Sons, de Middlesbrough. Foi lançado à água em 1906 com o primitivo nome de «Faithful» e ainda usou o designativo de «Monmouth Coast», antes de ser adquirido, em 1922, pela Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes, sediada em Lisboa. Destinado ao transporte de carga diversificada, este navio transportava açúcar para Inglaterra, quando, no dia 23 de Dezembro de 1927 e na sequência de um grande temporal, encalhou (e naufragou posteriormente) na chamada Costa da Morte, na Galiza. A sua tripulação (uma vintena de homens) escapou ilesa e parte da sua carga pôde ser resgatada, graças ao concurso de gente da região que acudiu ao sítio do desastre com carros de tracção animal. Segundo notícias do tempo, os carroceiros galegos receberam 10 pesetas por cada frete realizado. O «Silva Gouveia» era um navio com 1 204 toneladas de arqueação bruta e com 64,50 metros de comprimento por 10,16 metros de boca. Estava equipado com uma máquina a vapor de 149 Nhp, que lhe autorizava uma velocidade máxima de 11 nós. Curiosidades : Os restos do navio português em apreço, ainda são visíveis (em ocasiões de marés baixas excepcionais) na praia do Rostro. Ainda recentemente (Maio de 2015) a imprensa espanhola se referiu ao assunto e mostrou imagens dos despojos desse navio da frota de Alfredo da Silva. A foto anexada foi tirada quando o navio ainda se chamava «Monmouth Coast» e hasteava bandeira da marinha mercante britânica.
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