domingo, 21 de junho de 2015

«PRESIDENT»

Quando foi lançado ao mar, em 1840, o «President» era o maior vapor de transporte de passageiros do mundo. Tratava-se, na realidade, de um navio misto (vela/vapor) concebido para assegurar carreiras transatlânticas regulares. Este navio foi construído em Londres pelos estaleiros Curling & Young, por encomenda da companhia British and American Steam Navigation. Deslocava 2 350 toneladas e media 74 metros de comprimento por 12 metros de boca. Dispunha de rodas laterais de pás, accionadas por 1 máquina a vapor e, como complemento de propulsão, usava 3 mastros aparelhados com velame redondo e latino. O seu casco, em madeira, estava dividido em compartimentos estanques, que, no entender dos técnicos, garantiam maior segurança ao navio. Comercialmente, foi considerado um fiasco, pois foi incapaz de satisfazer as 'performances' que dele se esperavam, muito especialmente nos domínios da velocidade (nunca chegando a atingir a marca dos 10 nós) e da fiabilidade. O «President» estava equipado com camarotes para 154 passageiros e com salões de uso comum luxuosos, decorados com pinturas a óleo executadas por artistas reputados. A sua viagem inaugural (em Agosto de 1840) durou quase 17 dias, entre Liverpool e Nova Iorque. Devido ao mau desempenho do navio, viu o seu capitão substituído por várias vezes. O malfadado «President» naufragou -no regresso da sua terceira viagem às Américas- em Março de 1841 em parte incerta do Atlântico. Foi avistado, pela última vez, lutando com uma tempestade, na área de Nantucket Shoals. Levava a bordo carga geral (considerada excessiva) e 136 passageiros e tripulantes. Nenhum deles sobreviveu à perda do navio. Entre os viajantes havia duas personagens ilustres : o reverendo George G. Cookman, que fora capelão do Senado e o actor irlandês Tyrone Power, que era bisavô da estrela de Hollywood que todos conhecemos. Curiosidade : a rainha Vitória interessou-se especialmente por este dramático naufrágio, recorrendo frequentemente às informações que lhe eram transmitidas por um mensageiro particular.

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