terça-feira, 10 de julho de 2012

«CHICHIBU MARU»



Paquete japonês pertencente à frota da companhia N.Y.K. Line. Foi construído, em 1930, pelos estaleiros navais de Yokohama por encomenda da Nippon Yusen Kaisha, que o colocou na sua linha regular de San Francisco, onde este navio era muito apreciado pela sua velocidade (21 nós), pela qualidade e ‘design’ dos seus equipamentos e pelo conforto oferecido aos seus passageiros. O «Chichibu Maru», com cerca de 17 500 toneladas de arqueação bruta, media 178 metros de comprimento e 22,60 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por 1 máquina diesel desenvolvendo uma potência de 20 000 cv. Este paquete foi concebido para poder transportar 817 passageiros distribuídos por várias classes. Em 1938 o navio mudou de nome, passando a usar o designativo de «Titibu Maru». E, em 1939, o ano de todos os perigos, o paquete passou a chamar-se «Kamakura Maru». Paralisado em finais de 1941, pela situação criada pelo ataque-surpresa dos japoneses contra a base aeronaval de Pearl Harbour, o navio foi requisitado, logo em inícios do ano de 1942, pela marinha imperial e adaptado ao transporte de tropas. No dia 28 de Abril de 1943, quando já funcionava como navio-hospital e exibia sinais evidentes do seu novo estatuto (grandes cruzes pintadas no casco), o antigo paquete da N.Y.K. Line, que navegava entre Manilha e Singapura, com umas 2 500 pessoas a bordo (militares e civis feridos e/ou doentes, na sua maioria), foi alvejado por dois torpedos do submarino USS «Gudgeon». O navio nipónico afundou-se em apenas 12 minutos. 2 035 dos seus passageiros e tripulantes perderam a vida. 465 sobreviventes do naufrágio foram resgatados do oceano -quatro dias após a tragédia- por vários navios japoneses alertados por rádio.

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