quinta-feira, 12 de julho de 2012

«BARON DeKALB»


O barco primitivamente baptizado com o nome de «Saint Louis» foi uma canhoneira da marinha federal dos E. U. A., que teve vida operacional durante a guerra de Secessão. Concebido como um ‘steamboat’ típico do rio Mississippi, este vapor foi construído no estaleiro James B. Eads Yard, a laborar na cidade de Saint Louis. Lançado à água em Outubro de 1861, foi requisitado pela autoridade militar e transformado, em 1862, num estaleiro de Carondelet, no estado do Missouri, onde recebeu uma couraça e respectivo armamento. O nome desta canhoneira -«Baron DeKalb»- foi-lhe dado em honra de um oficial de origem alemã, que serviu o partido independentista durante a guerra de libertação. Esta canhoneira fluvial deslocava 512 toneladas e media 53 metros de comprimento por 15,60 metros de boca. O seu calado era de, apenas, 1,80 m. As suas máquinas a vapor permitiam-lhe vogar à velocidade de 9 nós. O «Barom DeKalb» foi dotado com uma quinzena de armas de variados calibres e possuía uma blindagem que lhe protegia, sobretudo, os flancos e a casa do leme. Esta improvisada canhoneira esteve sob as ordens do tenente L. Paulding e participou em inúmeros e decisivos combates da guerra civil, nomeadamente naqueles que levaram à queda de Fort Henry (06/02/1862) e de Fort Donelson (14-16/02/1862). No ano seguinte, em 1863, esta canhoneira ilustrou-se noutras acções contra as forças confederadas (Yazoo Pass, Fort Pemberton, Bluff Haines, Yazoo City, etc) com tal ardor, que quatro membros da sua guarnição (de 251 oficiais, sargentos e praças) foram agraciados com a cobiçada Medalha de Ouro do Congresso. No dia 13 de Julho de 1863 -ainda numa fase indecisa do conflito- a esforçada «Baron DeKalb» chocou com uma mina no rio Yazoo e afundou-se.

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