segunda-feira, 31 de agosto de 2009

«SEEADLER»


Três mastros galera construído em 1888 nos estaleiros Robert Duncan & Cº (Escócia) para a sociedade armadora River Platte Shipping, de Nova Iorque. O navio foi lançado à água com o nome de «Pass of Balmaha» e serviu como navio de transporte de mercadorias várias até 1915, ano da sua captura (por contrabando) pelo submarino alemão U-36. Media 75 m de comprimento fora a fora, deslocava perto de 2 000 toneladas e dispunha de um aparelho constituído por 24 velas. Estava equipado com um motor auxiliar (já instalado pelos alemães ?) que desenvolvia 1 000 cv. Os germânicos atribuiram-lhe, depois de o terem modificado, o nome de «Seeadler» e a designação de cruzador-auxiliar, provido de 2 canhões de 105 mm. O seu comando foi confiado ao capitão-tenente conde Felix von Luckner, que, na sua juventude, já havia navegado em todos os mares do mundo e que, enquanto oficial subalterno da marinha imperial alemão, estivera na mortífera batalha de Jutlândia. O primeiro e último cruzeiro do «Seeadler» -consagrado à guerra de corso- iniciou-se num porto do Báltico, de onde o veleiro zarpou, no dia 21 de Dezembro de 1916, rumo às águas livres do Atlântico e do Pacífico. Durante esse raide, que durou 225 dias, o veleiro alemão serviu-se da arte da camuflagem desenvolvida pela sua tripulação para se aproximar, sem despertar desconfianças, de navios inimigos e atacá-los. Durante esse período de 8 meses, fazendo jus ao seu nome de 'Águia dos Mares', o corsário imperial canhoneou 14 navios de várias nacionalidades (3 vapores e 11 veleiros), afundando-os sem remissão. Mas também sem causar mortes. A carreira do «Seeadler» terminou em princípios de Agosto de 1917, quando uma tempestade o atirou contra a costa rochosa da ilha de Mopélia (Polinésia francesa).

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