quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

«BAUDOINVILLE»

..... O «Baudoinville» (primeiro a usar este nome) era, aquando do seu lançamento à água em 1939, o maior de todos os navios a içar a bandeira da Bélgica. O seu baptismo teve lugar nas instalações do estaleiro que o construiu, o de John Cockerill, em Hoboken. A cerimónia desenrolou-se na presença do seu patrono -o príncipe herdeiro Balduíno- e de Leopoldo III, rei dos Belgas. Este elegante navio apresentava 13 517 toneladas de arqueação bruta e media 165,10 metros de comprimento por 20,60 metros de boca por 7,85 metros de calado. Pertenceu à frota da Compagnie Maritime Belge, que, nesse ano de 1939, era composta por 28 navios navegando (à partida de Antuérpia) nas rotas ligando a Europa à África e às Américas. Dotado de todos os requisitos de conforto da época, o «Baudoinville» estava equipado com 433 camarotes de 1ª e 2ª classes. Em 1940, quando o segundo conflito generalizado se alargou à Bélgica, e já depois de ter realizado várias viagens regulares ao Continente Negro (com passagem, refira-se, por portos de Angola), o navio foi atacado pela aviação germânica ao largo de Vlissingen, no estuário do rio Escalda. Na eventualidade da sua captura pelos invasores nazis, o comandante do navio recebeu ordens para rumar a França e procurar refúgio num porto do sudoeste desse país. Depois de uma breve estadia em La Pallice, o navio belga seguiu para Bordéus. Onde acabou por ser capturado pelas tropas hitlerianas em Junho de 1940. Transformado, num primeiro tempo, em navio-hospital, o paquete em apreço (entretanto renomeado «Lindau») foi transferido, em 1943, para Nantes (na Bretanha do sul), onde foi utilizado como quartel flutuante das tropas de ocupação. Ali, encalhado num braço do rio Loire ('Bras' de Permil), foi alvo de violenta explosão (por acção de minas antinavio) e ardeu durante dias. No imediato pós-guerra, a carcaça calcinada do malogrado navio foi rebocada para Antuérpia, onde foi julgada irrecuperável e enviada para a sucata. Os trabalhos de demolição do antiga paquete belga estavam consumados em Agosto de 1946.

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