sábado, 12 de dezembro de 2015

«B-11»

Submarino britânico da Grande Guerra. Foi o derradeiro exemplar construído da classe 'B', à qual pertencia. Realizado nos estaleiros Vickers, de Barrow (G.B.), foi lançado à água no dia 24 de Fevereiro de 1906. Deslocava (em imersão) 313 toneladas e media 43 metros de comprimento por 4,11 metros de boca por 3,70 metros de altura. A sua propulsão era assegurada por 1 motor a gasolina (acoplado a 1 hélice), que lhe imprimia uma velocidade de 13 nós, quando navegava à superfície, e de 8 nós, em configuração de mergulho. O seu raio de acção era de 740 milhas náuticas. Estava armado com 2 tubos lança-torpedos de 460 mm. A sua guarnição era constituída por 14 homens, dois dos quais eram oficiais. Depois de uns 6 anos a operar em águas do Atlântico e mares adjacentes, o «B-11» foi transferido, em 1912, para o Mediterrâneo, ficando com base na ilha de Malta. Com o desencadeamento do primeiro conflito generalizado, este submersível foi destacado para a zona de guerra dos Dardanelos, em Setembro de 1914. E, no dia 13 de Dezembro desse primeiro ano de combates, o «B-11» e a sua equipagem cometeram a proeza que ditou a sua celebridade. Depois de ter transposto uma área fortemente minada, este submariNo da 'Royal Navy' aproximou-se do couraçado turco «Messudieb» e afundou-o com a ajuda dos seus torpedos; retirando, depois, pelo mesmo perigoso caminho. Este acto de grande risco, a requerer uma coragem a toda a prova, valeu a 'Victoria Cross' ao tenente Norman Holbrook (o primeiro comandante de submarinos a merecer essa honraria) e a Mdalha dos Serviços Distintos a todos os outros membros da guarnição. Assim como, posteriormente, um prémio pecuniário. Em homenagem a esse feito, a cidade australiana de Germanton (na Nova Gales do Sul) passou a chamar-se Holbrook. Já no final do conflito e devido à sua vetustez, o HMS «B-11» foi convertido (após profundos trabalhos) em unidade de superfície. E, em 1919, foi enviado para Itália, onde um estaleiro especializado o desmantelou.

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