sábado, 21 de novembro de 2015
«CIRCASSIA»
Paquete da frota Anchor Line. Foi construído em 1937 nos estaleiros escoceses da empresa Fairfield Govan, de Glásgua. O «Circassia» apresentava 11 170 toneladas de arqueação bruta e media 154 metros de comprimento por 20 metros de boca. Equipado com motores diesel e com 2 hélices, o «Circassia» podia navegar à velocidade de cruzeiro de 16,5 nós. Era o terceiro navio da Anchor a usar o seu nome. Registado no porto de Glásgua, estava preparado par receber 300 passageiros de 1ª classe e 80 de 3ª, na linha Reino Unido-Bombaim (Índia), pela via do canal de Suez. Reputado pelas comodidades oferecidas aos seus passageiros, o «Circassia» viu a sua carreira comercial interrompida nos anos 40 (do passado século, obviamente) por causa do 2º conflito mundial. Modificado para poder servir como transporte de tropas, este navio voltou à posse dos seus legítimos proprietários no pós-guerra (em 1947), depois de ter cumprido várias missões e carácter bélico, transportando militares e respectivo material de combate. Regressou, em 1948, às viagens habituais entre Glásgua (seu porto de registo) e Bombaim, com escalas intermediárias em portos do Mediterrâneo e do oceano Índico; e ali permaneceu até 1966, ano em que essa linha foi encerrada, após 110 anos de funcionamento. Foi também nesse ano, que o «Circassia» (então com quase 30 anos de bons serviços, mas já obsoleto) rumou a Alicante, no sul de Espanha, onde foi desmantelado.
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