terça-feira, 3 de novembro de 2015
«AVEIRO»
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O cargueiro denominado «Aveiro», foi um dos navios de bandeira germânica apresados no mar da Palha (em 23 de Fevereiro de 1916), por iniciativa do governo de Afonso Costa. Acto hostil, que esteve na origem da declaração de guerra do Império Alemão a Portugal e da nossa subsequente participação no primeiro conflito planetário. Este vapor foi construído no ano de 1894 nos estaleiros da empresa Flensburger Schiffbau Gasellschaft, de Flensburg,. Apresentava uma arqueação bruta de 2 296 toneladas e media 85,15 metros de comprimento por 12,15 metros de boca por 4,45 metros de calado. Estava equipado com 1 máquina a vapor de tripla expansão, desenvolvendo uma potência de 1 200 ihp; força que lhe facultava uma velocidade de cruzeiro da ordem dos 10 nós. Chamou-se «Harzburg» (de 1894 até 1904), quando esteve ao serviço da companhia Deutscher D. G. Hansa, de Bremen, e «Naxos» (de 1904 a 1916), quando serviu na frota da Deutsche Levante Linie, de Hamburgo. Registado em Lisboa no seguimento da sua captura e da sua derradeira mudança de nome, o «Aveiro» integrou a frota dos Transportes Marítimos do Estado (T.M.E.), que foi formada com os navios apresados à marinha mercante tudesca. Fretado posteriormente à companhia britânica de transportes Furness, o «Aveiro» navegava em águas do mar Jónico, (Mediterrâneo) com uma carga mercante, quando -no dia 10 de Abril de 1918- foi interceptado pelo submarino «UB-53», que o afundou a tiros de canhão. A sua tripulação pôde, no entanto, embarcar nas baleeiras de bordo e sobreviver ao ataque. Nota : a ilustração aqui apresentada é da autoria de Luís Filipe Silva, conhecido (e reconhecido) desenhador dos perfis longitudinais de muitos navios portugueses.
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