quinta-feira, 16 de julho de 2015

«MONGOLIA»

..... Foi o segundo navio da frota da P & O a usar este nome. O «Mongolia» foi construído em 1922 nos estaleiros de Newcastle-upon-Tyne (G.B.) da firma Armstrong Whitworth. Destinado à ligação com a Austrália, este paquete com mais de 16 000 toneladas de arqueação bruta, media 175 metros de comprimento por 22 metros de boca. Navegava graças a um sistema propulsivo a vapor com uma potência de 13 000 hp, que lhe garantia uma velocidade de cruzeiro de 16 nós. Podia transportar mas de 400 passageiros (230 dos quais em 1ª classe) e uma importante carga sólida, incluindo 3 900 m3 de produtos refrigerados. Na sua primeira fase de vida, o navio em apreço foi notícia pelo facto de ter sido protagonista de duas colisões : com o petroleiro «Venture», em 1933 e com o «Villa de Madrid», em 1936. Em 1938, o «Mongolia» passou sob a gestão da New Zeland Shipping Company, que o rebaptizou com o nome de «Rimutaka» e o transformou para que pudesse receber a bordo 840 passageiros em classe turística. Nessa altura, passou a prestar serviço numa linha entre Londres e Wellington, via canal do Panamá. Em Março de 1939, sofreu um grave incêndio, que o poupou à requisição pela forças armadas do Império Britânico; que quiseram fazer dele um cruzador auxiliar. Entre 1950 e 1951, navegou com as cores da Incress Shipping Company, usando o nome de «Europa». Foi, de novo transformado em 1951, desta vez em navio de cruzeiros, com novo visual e com novo designativo : «Nassau». Tendo o seu registo sido transferido, nessa altura, para a Libéria. Entre 1961 e 1963, este navio foi adquirido pela Linea Natumex (pertencente ao estado  mexicano), que lhe ofereceu nova remodelação e um novo nome, «Acapulco», antes de o colocar numa linha regular entre Acapulco e Los Angeles. Depois de várias peripécias (o ex-«Mongolia» chegou a ser navio-hotel aquando de uma Exposição, em 1962), este paquete foi declarado impróprio para o transporte de passageiros e desactivado. Em 1964, foi vendido como sucata e rebocado até ao Japão, país onde foi desmantelado no ano seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário