domingo, 5 de julho de 2015

«CITY OF DETROIT III»

Quando, em 1911, a Detroit Shipbuilding Company (de Wyandotte, Michigan) o deu por concluído, o «City of Detroit III» era o maior navio de rodas do mundo. Dispunha de uma equipagem de 200 membros e podia receber 5 000 passageiros. Com 6 061 toneladas de arqueação bruta, este autêntico paquete dos Grandes Lagos media 143,50 metros de longitude por 29,40 metros de boca. Movimentava-se graças a 2 máquinas a vapor acopladas a 2 rodas laterais de paletas, que se encontravam perfeitamente encastradas no casco do navio. O «City of Detroit III» custou 1,5 milhão de dólares do tempo, soma equivalente a 38 milhões de hoje. Foi projectado pelo engenheiro Frank E. Kirby e luxuosamente decorado pelo pintor e arquitecto Louis O. Keil. O «City of Detroit III» navegou durante quatro décadas -com as cores da transportadora Detroit & Cleveland Navigation Company- numa linha regular que servia as cidades de Detroit (Michigan), Cleveland (Ohio) e Buffalo (Nova Iorque), com grande satisfação dos seus passageiros; que muito apreciavam a sua rapidez e o seu conforto. O navio em apreço oferecia comodidades como restaurantes, salões de beleza, salas de lazer, etc. Mas o lugar mais apreciado a bordo era o chamado Salão Gótico, onde se podia fumar, ler jornais e conversar. Este espaço foi construído com madeiras nobres (sobretudo com carvalho inglês) e até dispunha de um artístico vitral. Antes do desmantelamento do navio (ocorrido em Detroit, no ano de 1959) este salão foi recuperado e pode admirar-se, hoje, no Museu Dossin Great Lakes, em Belle Isle, na cidade de Detroit.

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