terça-feira, 19 de maio de 2015

«EL GOLÉA»

Paquete francês -com 4 840 toneladas de arqueação bruta- que navegou com as cores da C. N. M. (Compagnie de Navigation Mixte) durante dois curtos anos. O «El Goléa» (primeiro navio da chamada série dos 'El') foi construído nos estaleiros F. C. M., de La Seyne, que o lançaram ao mar no dia 28 de Fevereiro de 1929. Era um paquete com 102 metros de comprimento por 15 metros de boca, que dispunha de um sistema propulsivo (2 turbinas e 2 hélices) capaz de desenvolver uma potência de 7 000 cv e de proporcional ao navio uma velocidade de cruzeiro de 19 nós. Destinado à carreira Port Vendres-Argel/Oran, o «El Goléa» (assim como os outros paquetes desta carreira regular) estava ligado a Paris por caminho-de-ferro, graças a uma estação marítimo-ferroviária construída também ela em 1929. Havia a bordo, à disposição dos utentes, cabines para 336 passageiros, para além de um confortável salão colectivo. Durante dois anos inteiros o «El Goléa» navegou sem incidentes e com grande agrado de todos aqueles que, episódica ou frequentemente, utilizavam os seus serviços. Mas a sua vida foi curta, já que no dia 25 de Maio de 1931 (uma segunda-feira de Pentecostes), na sequência de um nevoeiro intenso, o navio foi encalhar nuns rochedos próximos do cabo Freu, na ilha de Maiorca. Atempadamente contactadas e informadas da situação, as autoridades francesas da Argélia rapidamente fizeram chegar socorros ao lugar do acidente. Assim, todos os tripulantes e passageiros (362) do navio sinistrado puderam ser transferidos para o paquete «Djemila», do mesmo armador, e levados são e salvos para Oran. O navio encalhado, esgotadas que foram todas as possibilidades de o safar, acabou por ser reconhecido perda total. Em 15 de Junho desse mesmo ano, na sequência de uma forte tempestade, o navio partiu-se em dois. E, pouco tempo depois, foi tomada a decisão de o desmantelar 'in situ'.

Sem comentários:

Enviar um comentário