Paquete encomendado (no imediato pós-guerra) em Inglaterra pelo governo francês, para reforçar a frota da Compagnie de Navigation Fraissinet, de Marselha. Mas quando o «Commandant Quéré» foi dado por terminado, em 1948, e a carreira da Córsega foi concessionada à TRANSAT, este navio passou a usar as cores desta conhecida companhia. Cores que conservou até 1967, ano em que foi retirado do activo e desmantelado num estaleiro italiano. O «Commandant Quéré» foi construído pela firma de John Thornycroft, de Southampton. Era um navio com 4 478 toneladas de arqueação bruta, que media 105,23 metros de comprimento por 15,24 metros de boca. Estava equipado com 2 grupos de turbinas a vapor de tripla redução, com uma potência global de 3 500 cv de potência. A sua velocidade de cruzeiro era de 16 nós. Este navio -que foi o último paquete clássico a ser usado nas linhas da Córsega- assegurou, essencialmente, o transporte de passageiros e carga geral entre Nice e Ajaccio, mas, em 1962, também foi utilizado no repatriamento de soldados que abandonavam o território da Argélia, em vésperas da sua independência, e na evacuação de milhares de retornados. Em 1967 foi restituído ao Estado, ao qual nunca deixou de pertencer. Nesse mesmo ano, foi encaminhado para Itália, onde um estaleiro especializado em demolições o desfez. Curiosidade : o nome deste paquete era o de um comandante da marinha mercante francesa, que, em 1943, pereceu, no mar Mediterrâneo, no afundamento do seu navio (o «General Bonaparte») por um submarino da 'Royal Navy'.
domingo, 10 de maio de 2015
«COMMANDANT QUÉRÉ»
Paquete encomendado (no imediato pós-guerra) em Inglaterra pelo governo francês, para reforçar a frota da Compagnie de Navigation Fraissinet, de Marselha. Mas quando o «Commandant Quéré» foi dado por terminado, em 1948, e a carreira da Córsega foi concessionada à TRANSAT, este navio passou a usar as cores desta conhecida companhia. Cores que conservou até 1967, ano em que foi retirado do activo e desmantelado num estaleiro italiano. O «Commandant Quéré» foi construído pela firma de John Thornycroft, de Southampton. Era um navio com 4 478 toneladas de arqueação bruta, que media 105,23 metros de comprimento por 15,24 metros de boca. Estava equipado com 2 grupos de turbinas a vapor de tripla redução, com uma potência global de 3 500 cv de potência. A sua velocidade de cruzeiro era de 16 nós. Este navio -que foi o último paquete clássico a ser usado nas linhas da Córsega- assegurou, essencialmente, o transporte de passageiros e carga geral entre Nice e Ajaccio, mas, em 1962, também foi utilizado no repatriamento de soldados que abandonavam o território da Argélia, em vésperas da sua independência, e na evacuação de milhares de retornados. Em 1967 foi restituído ao Estado, ao qual nunca deixou de pertencer. Nesse mesmo ano, foi encaminhado para Itália, onde um estaleiro especializado em demolições o desfez. Curiosidade : o nome deste paquete era o de um comandante da marinha mercante francesa, que, em 1943, pereceu, no mar Mediterrâneo, no afundamento do seu navio (o «General Bonaparte») por um submarino da 'Royal Navy'.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário