domingo, 10 de maio de 2015
«COMMANDANT QUÉRÉ»
Paquete encomendado (no imediato pós-guerra) em Inglaterra pelo governo francês, para reforçar a frota da Compagnie de Navigation Fraissinet, de Marselha. Mas quando o «Commandant Quéré» foi dado por terminado, em 1948, e a carreira da Córsega foi concessionada à TRANSAT, este navio passou a usar as cores desta conhecida companhia. Cores que conservou até 1967, ano em que foi retirado do activo e desmantelado num estaleiro italiano. O «Commandant Quéré» foi construído pela firma de John Thornycroft, de Southampton. Era um navio com 4 478 toneladas de arqueação bruta, que media 105,23 metros de comprimento por 15,24 metros de boca. Estava equipado com 2 grupos de turbinas a vapor de tripla redução, com uma potência global de 3 500 cv de potência. A sua velocidade de cruzeiro era de 16 nós. Este navio -que foi o último paquete clássico a ser usado nas linhas da Córsega- assegurou, essencialmente, o transporte de passageiros e carga geral entre Nice e Ajaccio, mas, em 1962, também foi utilizado no repatriamento de soldados que abandonavam o território da Argélia, em vésperas da sua independência, e na evacuação de milhares de retornados. Em 1967 foi restituído ao Estado, ao qual nunca deixou de pertencer. Nesse mesmo ano, foi encaminhado para Itália, onde um estaleiro especializado em demolições o desfez. Curiosidade : o nome deste paquete era o de um comandante da marinha mercante francesa, que, em 1943, pereceu, no mar Mediterrâneo, no afundamento do seu navio (o «General Bonaparte») por um submarino da 'Royal Navy'.
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