domingo, 12 de dezembro de 2010

«ALTMARK»


Abastecedor da marinha de guerra alemã, entre 1938 e 1942. O «Altmark» era um navio de 14 000 toneladas, com 178 metros de comprimento por 22 metros de boca. Construído em 1937 num estaleiro de Kiel (Docks Hochwald), este navio movia-se graças a 4 máquinas diesel, desenvolvendo uma potência global de 21 400 cv. Podia navegar à velocidade máxima de 21 nós e o seu raio de acção era de 10 000 milhas náuticas, com a velocidade estabilizada a 18 nós. O «Altmark» tinha uma guarnição de 135 homens e estava armado (no final da sua curta carreira) com 3 canhões de 150 mm, com 2 peças AA de 20 mm e com 6 metralhadoras de 8 mm. No início do ano de 1939, efectuou manobras intimidatórias ao largo da costa espanhola do Cantábrico, numa clara acção de apoio às forças franquistas. Em Agosto desse mesmo ano, foi carregar ‘fueloil’ a Port-Arthur (no Texas), em previsão do raide que iria efectuar em finais de 1939, no Atlântico sul, como navio de apoio do couraçado (dito de bolso) «Admiral Graf Spee»; unidade combatente à qual o polivalente «Altmark» não só forneceu carburante, mas também água potável, víveres, correio, etc. O abastecedor foi ainda, temporariamente, navio-prisão para as equipagens internacionais que o «Spee» capturou, antes de afundar os respectivos navios. Depois da famosa batalha do Rio da Prata, que levou à perda do corsário nazi (17 de Dezembro de 1939), o «Altmark» errou pelo Atlântico, na esperança de escapar à forte vigilância exercida nesse oceano pela ‘Royal Navy’ e de poder arribar a um porto alemão. Essa pretensão terminou a 16 de Fevereiro de 1940, quando o navio germânico foi formalmente reconhecido por uma esquadra britânica e violentamente abordado (em águas territoriais norueguesas) pelo HMS «Cossack», cuja guarnição libertou os 299 prisioneiros do «Altmark». Depois da conquista da Noruega, o navio voltou à Alemanha, onde foi reparado e onde recebeu (em 1942) um novo nome : «Uckermark». O navio abastecedor cumpriu uma derradeira missão, ao juntar-se -nas águas do Oriente- ao corsário «Thor», que atacava a navegação dos Aliados na zona Índico-Pacífico. No dia 30 de Setembro de 1942, o ex-«Altmark» reabastecia o «Thor» e, provavelmente, o paquete «Nankin» e o cargueiro «Unkai Maru», que se encontravam muito próximos deles, quando se produziu a bordo uma violentíssima detonação, que provocou a completa destruição dos quatro navios e foi a causa da morte de 53 pessoas. Pensa-se que a explosão em causa tenha sido provocada pela emanação de vapores de petróleo.

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