quarta-feira, 12 de outubro de 2011

«GAIRSOPPA»


Cargueiro britânico construído em 1919 pelo estaleiro Palmers Shipbuilding and Iron Company, de Newcastle-upon-Tyne (GB), com o primitivo nome de «War Roebuck». Era um navio com 5 237 toneladas de arqueação bruta e que media 121,70 metros de comprimento por 15,90 metros de boca. Navegava por obra e graça de um motor de tripla expansão (de 517 cv) alimentado a carvão. Registado no porto de Glásgua, este cargueiro pertenceu à frota da companhia londrina British India Steam Navigation Company Ltd. Foi-lhe afectada uma tripulação de 85 homens. A celebridade do «Gairsoppa» advém-lhe do facto de ter sido afundado, em plena Segunda Guerra Mundial, pelo submarino alemão «U-101», quando, por falta de combustível, se viu obrigado a abandonar a sua posição num comboio de navios aliados. O soçobro (por torpedeamento) do «Gairsoppa» teve lugar 300 km ao largo das costas da Irlanda no dia 17 de Fevereiro de 1941. O navio carregava chá, ferro-gusa e 220 toneladas de lingotes de prata. Os restos do «Gairsoppa», que repousam a 4 700 metros de profundidade, foram identificados e explorados pela empresa norte-americana Odyssey Marine Exploration (especializada na caça aos tesouros), que estimou o valor da prata contida no bojo do navio em mais de 150 milhões de euros. Existe um projecto de recuperação do tesouro, que será concretizado a favor da supracitada firma e do Tesouro britânico. No naufrágio do «Gairsoppa» pereceram todos os seus tripulantes à excepção do oficial Robert Ayres, imediato do navio. Curiosidade : entre as vítimas contam-se 12 pessoas com apelidos portugueses, entre as quais 4 Rodrigues e 3 Costas.

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