sexta-feira, 14 de outubro de 2011

«ALMA DOEPEL»


Escuna de três mastros construída em 1903 num estaleiro de Bellingen, na Nova Gales do Sul, Austrália. O seu primeiro proprietário foi Frederik Doepel, que a baptizou com o nome da sua filha mais nova e utilizou este belo veleiro no frete de mercadorias diversas, como cereais, madeiras, etc. Durante a Segunda Guerra Mundial, o «Alma Doepel» serviu como navio de abastecimento às populações da Nova Guiné; isto numa época em que a marinha nipónica reinava nessas paragens e tornava ali o tráfego marítimo particularmente perigoso. Depois do conflito, o veleiro estabeleceu-se, definitivamente, na costa sul da Austrália, navegando, essencialmente, da ilha-continente para a Tasmânia. Em 1961 a sua actividade começou a declinar e o navio (desarvorado e despojado do seu motor auxiliar) foi utilizado como batelão no transporte de calcário. Foi num estado lamentável que a escuna «Alma Doepel» foi vendida, em 1976, a uma empresa de Melburne chamada Sail & Adventure; que a restaurou exemplarmente, a utilizou para treino de vela e a exibiu em prestigiosas manifestações como a parada naval ocorrida no porto de Sydney em Janeiro de 1988. Por falta de fundos para assegurar a sua conveniente manutenção, o veleiro esteve imobilizado entre 1999 e 2001. Neste último ano foi levada para Port Macquarie, onde esteve exposta à curiosidade do público. Em 2009 regressou a Melburne, onde recebeu obras de restauro e se prepara para retomar a sua antiga vocação de navio para treino de vela.
O «Alma Doepel» desloca 256 toneladas, mede 42,20 metros de comprimento por 8 metros de boca e o seu mastro maior culmina a 28 metros de altura. Está equipado com um motor diesel de 247 cv de potência. Tem uma tripulação de 11 membros permanentes e pode receber 36 instruendos.

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