quarta-feira, 12 de outubro de 2011

«CITY OF TOKIO»


Este navio de propulsão mista (vela/vapor) foi construído em 1874 pelo estaleiro naval da firma John Roach & Sons, de Chester (Pensilvânia), para a companhia Pacific Mail Steamship; que, durante dez anos, o utilizou na linha San Francisco-Yokoama-Hong Kong. Era um navio com casco de aço e 5 079 toneladas de arqueação bruta destinado ao transporte de passageiros e carga, cujas dimensões eram as seguintes : 130 metros de comprimento por 14,50 metros de boca. O seu sistema propulsor compreendia uma máquina de 5 000 cv de potência e um 1 hélice, que lhe permitiam (com o auxílio do velame distribuído por 4 mastros) vogar à velocidade máxima de 14,5 nós. Podia transportar 120 passageiros em 1ª classe, 250 em 2ª e cerca de 1 000 pessoas (geralmente emigrantes, sem recursos) aboletadas nos porões. O «City of Tokio» teve um ‘sister ship’ denominado «City of Peking» e partilhou com ele os títulos de maior navio construído nos E.U.A. até 1875 e de maior navio do mundo logo atrás do seu contemporâneo inglês «Great Eastern». O «City of Tokio» é célebre por ter levado a primeira grande vaga de emigrantes nipónicos para a América do norte. E, igualmente, muitos outros milhares de trabalhadores asiáticos (predominantemente chineses) desejosos de se fixarem no Novo Mundo. Foi a bordo do «City of Tokio» que o ex-presidente Ulysses S. Grant regressou ao seu país (em 1879), depois de ter realizado uma viagem triunfal ao estrangeiro. A carreira deste paquete de bandeira norte-americana foi breve, já que, a 24 de Junho de 1885 -dez anos depois de ter iniciado a sua carreira comercial- o navio encalhou nuns rochedos situados à entrada da baía de Tóquio e foi, seguidamente, afundado por um tufão. Todos os seus passageiros sobreviveram ao desastre.

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