sexta-feira, 7 de outubro de 2016
«SALTA»
Este navio (um paquete) foi construído em La Seyne-sur-Mer, França, pela firma Forges et Chantiers de la Méditerranée; que o lançou ao mar a 13 de Março de 1911. O seu primeiro armador foi a S.G.T.M. (Société Générale des Transports Maritimes). O «Salta» (que era irmão gémeo do «Valdivia») apresentava as seguintes características : 7 284 toneladas de arqueação bruta; 137,76 metros de comprimento; 16,28 metros de boca; 9,61 metros de calado. O seu sistema propulsivo era composto por 2 máquinas a vapor de tripla expansão acopladas a 2 eixos (máquinas fabricadas no mesmo estaleiro de La Seyne), desenvolvendo uma potência de 696 nhp, força que lhe garantia uma velocidade máxima de 16,8 nós. Dispunha, a bordo, de telegrafia sem fios (uma inovação) e podia transportar 196 passageiros em 1ª e 2ª classes, para além de 1 576 pessoas no porão (emigrantes). A S.G.T.M. colocou este seu paquete na linha Marselha-Buenos Aires, na qual ele permaneceu até Fevereiro de 1915; mês e ano em que foi requisicionado pelas forças aliadas e posto ao serviço da 'Royal Navy', que o converteu em navio-hospital. Foi com esse estatuto, que o «Salta» desempenhou várias missões humanitárias, ajudando a evacuar muitas centenas de feridos e doentes das zonas de guerra. No dia 10 de Abril de 1917, proveniente de Southampton, o «Salta» apresentou-se diante do porto do Havre para completar mais uma das suas missões. Mas o seu comandante foi avisado da presença de minas na sua rota e tentou retroceder, assim como os contratorpedeiros que o escoltavam. Mas era demasiado tarde e o ex-paquete francês acabou por chocar contra um desses mortais engenhos, afundando-se (ao largo de Octeville) em apenas 9 minutos. No desastre pereceram 9 enfermeiras, 42 dos feridos confiados aos seus cuidados e 79 tripulantes do «Salta», entre os quais se encontrava o comandante do navio. O balanço ficou-se por estes números, graças à rápida intervenção dos socorros; que ajudaram também a salvar parte da equipagem de um dos navios escoltadores, que sofrera o mesmo trágico fim do navio-hospital. Curiosidade : o cartaz que aqui ilustra o «Salta», mostra-o antes da Grande Guerra, vestido com as cores do seu armador civil.
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oi, gostaria de saber se posso usar a imagem do vapor SS Salta na capa de um livro sobre uma migrante que veio nele do Líbano para a o Brasil. Seria a imagem da capa do livro. Basta dar os créditos ao blog?
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