sábado, 8 de outubro de 2016

«AMAPALA»


O «Amapala» era um navio a vapor de transporte misto (passageiros/carga), que hasteava bandeira das Honduras. Tratava-se, na realidade de um 'bananeiro' da Standard Navigation Corporation, sucursal centro-americana da poderosa companhia Standard Fruit, que fazia viagens regulares entre o porto hondurenho de La Ceiba (onde se encontrava registado) e Nova Orleães; com escalas em Havana. Este navio foi construído em Newcastle (Reino Unido), em 1924, nos estaleiros Swan & Hunter, Ltd.. Apresentava 4 184 toneladas de arqueação bruta e media 111,25 metros de comprimento por 15,24 metros de boca por 8,84 metros de calado. A sua propulsão era proporcionada por 1 máquina de tripla expansão, com uma potência de 668 nhp, que lhe conferia uma velocidade de cruzeiro de 15,5 nós. No dia 16 de Maio de 1942, poucas horas depois de ter zarpado de Nova Orleães e de já se encontrar a navegar em águas do golfo do México, o «Amapala» foi interceptado (a tiros de canhão) pelo submarino germânico «U-507». Que o intimou a parar e a deixar-se inspeccionar por uma equipa de marujos alemães; que acabaram por deixar a bordo várias cargas explosivas, depois de terem mandado evacuar a tripulação e passageiros do mercante. O navio hondurenho manteve-se à tona de água várias horas e acabou por ser rebocado pelo guarda-costas estadunidense «Boutwell». Mas afundou-se muito antes de atingir porto seguro. No incidente relatado morreu apenas uma pessoas de um total de 57 que, então, se encontravam a bordo do «Amapala». Que foi um dos muitos navios (inclusivamente neutros, como este) a serem afundados ao longo das costas americanas pelo «U-507».

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