domingo, 24 de julho de 2016
«BULOLO»
Navio de passageiros (mas também de correio e carga geral) construído, em 1938, nos estaleiros da firma Barclay, Curle & Cº, de Glásgua (Escócia), por encomenda da casa armadora Burns Philp Shipping, a operar no sul do Pacífico : Austrália, Papua-Nova Guiné, ilhas Salomão, Novas Hébridas, Norfolk e arquipélago de Lorde Howe. Esse período que antecedeu a 2ª Guerra Mundial foi curto, já que interrompido em Janeiro de 1940 devido à eclosão do conflito na Europa. Transformado em cruzador auxiliar, o navio foi armado com várias peças de artilharia (inclusive com 2 peças AA) e com calhas de arremesso de cargas de profundidade. As suas missões foram diversas, mas privilegiaram sobretudo o transporte de tropas e de víveres entre a África do Sul, a América do Sul e o Reino Unido. Também se especializou na caça aos corsários de superfície alemães e aos navios afectos ao governo fantoche de Pétain. Em 1942, o «Bulolo» foi vendido ao governo de Londres, que o mandou transformar em navio de apoio aos desembarques anfíbios. A esse título, este navio participou nos desembarques do norte de África (1942), da Sicília (1943) e, em Junho de 1944), na Operação Overlord, o decisivo desembarque na Normandia. Foi, por várias vezes, navio-almirante de esquadras que conduziu. Depois dos combates terem cessado na Europa (Maio de 1945), o HMS «Bulolo» foi enviado para a Malásia, com o estatuto de navio-almirante da Força W, superiormente comandada pelo contra-almirante Benjamin Martin. Ali participou na recuperação para a coroa desse vasto território e, em Setembro desse mesmo ano, foi a bordo deste antigo paquete que foi assinada a rendição da guarnição japonesa de Singapura. O navio foi desarmado em Dezembro de 1946 e reentregue ao seu primitivo proprietário. Que, depois de o ter utilizado em 161 viagens redondas o vendeu como ferro velho à China Steel Corporation, de Taiwan; que o desmantelou no seu estaleiro de Kaohsiung, em 1968. A ilustração aqui anexada mostra o navio em apreço na sua versão civil. Cujas principais características eram as seguintes : 6 937 toneladas de arqueação bruta; 126 metros de comprimento por 18 metros de boca; 15 nós de velocidade máxima; 9 300 milhas de autonomia.
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