sábado, 13 de fevereiro de 2016

«MANTUA»

Paquete britânico construído, em 1909, para a frota da companhia P & O, de Londres. Foi realizado nos estaleiros da firma Caird & Company, de Greenock (GB), para servir na linha da Índia e da Austrália. Era um navio da chamada classe 'M', com 11 500 toneladas de arqueação bruta e com as seguintes dimensões : 165 metros de comprimento por 18 metros de boca por 8,50 metros de calado. A sua propulsão era assegurada por 2 máquinas a vapor de quádrupla expansão, com uma potência global de 15 000 h.p., que lhe proporcionavam uma velocidade máxima de 16,5 nós. Com acomodações para 400 passageiros em 1ª classe e para 200 em 2ª, este navio iniciou a sua viagem inaugural a 6 de Abril de 1909 para Sidney (via canal de Suez), com escalas em Colombo e Melbourne. Teve um historial sem incidentes até 1914, ano em que -por causa da Grande Guerra- foi requisitado pela 'Royal Navy' e usado como navio de transporte de tropas. Nessa condição, foi armado (recebendo o estatudo de cruzador auxiliar) e participou em várias operações militares -no Atlântico e no Índico- ligadas à sua nova especialidade. Em 1919 foi restituído ao seu armador e à carreira civil, sofrendo, antes de regressar à linha da Austrália, trabalhos de restauro num estaleiro britânico da empresa Vickers & Armstrong. Em 1935, foi considerado obsoleto, retirado do serviço activo e recambiado para um estaleiro de Xangai (China), que, nesse mesmo ano, procedeu à sua demolição. A chamada classe 'M' à qual pertenceu o «Mantua», compreendeu meia dúzia de navios similares.

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