quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

«IRENE»

Cruzador protegido (por uma couraça de 20 mm de espessura à volta do casco) da marinha imperial alemã. Foi construído pela empresa AG Vulcan, de Stettin (hoje Szczecin, na Polónia), que o lançou à água em Julho de 1887. Deslocava (em plena carga) cerca de 5 000 toneladas e apresentava as seguintes dimensões : 103,70 metros de longitude por 14,20 metros de boca. O seu calado era de 6,70 metros. A sua propulsão era assegurada por máquinas a vapor, desenvolvendo uma potência global de 8 000 ihp; força que lhe proporcionava uma velocidade máxima de 18 nós e uma autonomia de 2 500 milhas náuticas. A sua guarnição era composta por 337 sargentos e praças, enquadrados por 28 oficiais. Do seu armamento constavam 4 peças de artilharia de 150 mm, 1 canhão-revólver e 3 tubos lança-torpedos de 350 mm. Teve um gémeo que se chamou «Prinzess Wilhelm». O «Irene» era conhecido por ser escolta habitual  do iate do 'kaiser' Guilherme II, aquando dos seus cruzeiros pelos portos da Europa, inclusivamente os do Mediterrâneo. Também fez uma prolongada viagem pela Ásia, na última década do século XIX, encontrando-se nas Filipinas, quando ali se defrontaram as esquadras dos países intervenientes na Guerra Hispano-Americana. Ali, chegou a participar em operações de evacuação de cidadãos germânicos ameaçados pelo conflito. O «Irene» regressou à Alemanha em 1901 e permaneceu no serviço activo (depois de ter sofrido modernizações em 1903 e 1905) até Fevereiro de 1914. Quando rebentou a Grande Guerra, este antigo cruzador já funcionava -em Kiel- como navio de apoio às esquadrilhas de submarinos e não teve, obviamente, papel de relevo na contenda que opôs os Impérios Centrais à Grã-Bretanha e seus aliados. O «Irene» foi transferido para Wilhelmshaven (em 1916), onde permaneceu até 1922, ano em que foi desmantelado.

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