sábado, 27 de abril de 2013

«NAIAD»

Projectado como navio de transporte fluvial, o futuro USS «Naiad» foi construído, em 1863, num estaleiro de Freedom, na Pensilvânia. Antes de ter tempo de encetar uma carreira civil, esta embarcação foi comprada e modificada pelo ministério da guerra dos unionistas, para reforçar as suas forças navais a operar no Mississippi e afluentes. A primeira operação bélica importante do «Naiad» ocorreu a 15 e 16 de Junho de 1864, quando, ao lado do USS «General Bragg» e do USS «Winnebago», esta canhoneira se mediu com a artilharia sulista concentrada nas margens do grande rio, perto de Ratliff (Luisiana) e conseguiu colocá-la fora de combate. Patrulhando sistematicamente o sul do Mississippi, sozinho ou na companhia de outras unidades similares, o vapor de guerra «Naiad» ilustrou-se em várias outras operações de limpeza (nomeadamente em Rowe, Luisiana), que mantiveram abertas as vias de comunicação com o Oeste do país. Isso, sem proveito para as forças confederadas. O vapor (de roda traseira) «Naiad» deslocava 186 toneladas em plena carga e apresentava as seguintes dimensões : 47,80 metros de comprimento; 9,25 metros de boca; 1,80 metro de calado. O seu sistema de propulsão permitia-lhe vogar à velocidade máxima de 9 km por hora. Protegido, nos pontos sensíveis, por uma couraça, este navio esteve armado com 8 canhões de 24 libras. Finda a guerra de Secessão, o «Naiad» foi vendido (no dia 17 de Agosto de 1865) a particulares. Mas esta embarcação -entretanto baptizada com o novo nome de «Princess»- teve vida civil efémera. A 1 de Junho de 1868 afundou-se (na sequência do choque com um objecto não identificado) perto de Napoleon (Missouri) e, apesar de ter sido recuperada, acabou por ser vendida a um sucateiro; que, ainda nesse ano, mandou proceder ao seu desmantelamento num estaleiro da cidade de Cairo (Illinois).

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