quinta-feira, 13 de setembro de 2012

«OSCAR II»



Paquete de bandeira dinamarquesa, pertencente à frota da companhia Skandinavien-Amerika Linien. Foi construído pelos estaleiros Alexander Stephen & Sons, de Glásgua (G.B.), que o lançaram à água a 14 de Novembro de 1901. Apresentava-se como um navio com 9 956 toneladas de arqueação bruta e medindo 153 metros de comprimento por 17,80 metros de boca. Estava equipado com 2 máquinas a vapor de tripla expansão desenvolvendo uma potência global de 8 500 ihp. Concebido para transportar 1 190 passageiros (150 em 1ª classe, 140 em 2ª e 900 em 3ª), este navio foi inaugurado em Dezembro de 1902, partindo para a sua viagem inicial de Copenhague para Nova Iorque, com escalas em Cristiânia (a actual cidade de Oslo) e Kristiansand. O «Oscar II», que ficou a dever o seu nome a um soberano nórdico (1829-1907), que reinou, simultaneamente, na Suécia e na Noruega, foi um navio sem historial digno de especial menção. Limitou-se a cumprir a sua missão de ligar -sem incidentes- as duas margens do Atlântico, transportando, essencialmente, emigrantes, desejosos de conquistar uma nova vida nas ainda promissoras terras da América do norte. À excepção, talvez, dos seus salões terem servido, em 1915-16, de poiso a várias conferências internacionais, durante as quais os seus ilustres participantes (entre os quais se contava o industrial Henry Ford) apelaram ao fim dos combates da Grande Guerra. Essas reuniões a bordo valeram ao «Oscar II» o epíteto de 'Navio da Paz'. Em 1933, depois de ter prestado 30 anos de úteis serviços à sua companhia armadora (que em 1935 mudaria o nome de origem para Scandinavian-America Line), este paquete foi vendido a uma sociedade britânica especializada na demolição de navios, que desmantelou o «Oscar II» num estaleiro de Blyth, no condado de Northtumberland.

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