terça-feira, 11 de setembro de 2012

«KAIWO MARU» (I)



Este elegante veleiro japonês foi construído, em 1930, pela firma Kawasaki, de Kobé. E, tal como o seu irmão gémeo «Nippon Maru» (primeiro do nome), recebeu acabamentos em Edimburgo (Escócia), no conhecido estaleiro Ramage & Ferguson Ltd. O «Kaiwo Maru» é um navio com 2 284 toneladas de deslocamento, medindo 97 metros de comprimento fora a fora por 12,92 metros de boca. Tem quatro mastros aparelhados em barca e, quando navegava a todo o pano, envergava 29 velas totalizando a impressionante superfície de 2 397 m2. Navio-escola da marinha mercante, este veleiro participou no esforço de guerra nipónico durante o segundo conflito generalizando, servindo como cargueiro de mercadorias diversas (incluindo material bélico) nas águas territoriais do Japão. Tendo saído sem grandes danos da contenda que opôs o Império do Sol Nascente aos E.U.A. e seus aliados, o «Kaiwo Maru» foi utilizado no imediato pós-guerra no repatriamento de civis e militares japoneses. Em 1952 voltou à sua actividade formativa, navegando, essencialmente, no oceano Pacífico. Cálculos credíveis atribuíram-lhe (até 1989) cerca de 2 000 000 km percorridos (o equivalente a 49 vezes à volta ao mundo) e a preparação -tanto prática, como teórica- de 11 425 oficiais e marinheiros. O «Kaiwo Maru», ao qual foi concedido (em 1989) o estatuto de navio-museu, foi substituído, nesse mesmo ano, por um também esguio veleiro conhecido pelo nome de «Kaiwo Maru II». O velho navio de 1930 (perfeitamente restaurado) encontra-se, desde 1990, no chamado Kaiwo Maru Park, uma zona de recreio do porto de Toyama Shinko; onde é admirado, anualmente, por muitos milhares de visitantes.

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