sexta-feira, 22 de abril de 2011

«SHALOM»


Paquete israelita do armador ZIM. Foi construído nos grandes estaleiros navais de Saint Nazaire (Chantiers de l’Atlantique), França; que o deram como terminado em Fevereiro de 1964. Concebido para a linha Haifa-Nova Iorque, o «Shalom» (termo da língua hebraica, que significa ‘paz’) começou a sua carreira como navio de cruzeiros, antes de se lançar na sua primeira viagem transatlântica, iniciada a 17 de Abril de 1964. Era um elegante navio com 25 320 toneladas de arqueação bruta, que media 191,63 metros de comprimento por 24,81 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por 4 turbinas a vapor desenvolvendo uma força de mais de 18 300 Kw. A sua velocidade máxima era de 20 nós. A sua tripulação oscilava entre os 450 e 500 membros. Inicialmente, o «Shalom» podia receber 1 090 passageiros, 72 dos quais em 1ª classe. Estes números foram alterados durante os anos de vida do navio, em função das necessidades dos seus diferentes armadores. Porque o paquete mudou várias vezes de mão (como de nome e de bandeira) ao longo dos seus 37 anos de existência. Tendo surgido num tempo em que os aviões de longo curso começavam a suplantar os navios de passageiros nas ligações entre o Velho Mundo e as Américas, o «Shalom» rapidamente se revelou um fracasso comercial, sendo vendido, em 1967, ao armador alemão German Atlantic Line, que o utilizou com o novo nome de «Hanseatic». A partir de 1973, pertenceu, sucessivamente, às companhias de cruzeiros Home Line (que o fez navegar com o nome de «Doric», sob pavilhão panamenho), Royal Cruise Line (sociedade grega, que lhe chamou «Royal Odyssey») e Regency Cruises (que o utilizou com o designativo de «Regent Sun» sob bandeira das Baamas). O paquete foi ainda alvo de um projecto no ano 2000, que o deveria transformar em navio-hotel. Mas esse projecto gorou-se e o antigo e orgulhoso símbolo da marinha mercante de Israel acabou por ser enviado para a sucata. E, no dia 26 de Julho de 2001, o navio, que seguia a reboque para a Índia (onde deveria ser desmantelado), afundou-se diante do cabo de São Francisco, na África do Sul. Refira-se, a título de curiosidade, que este bonito paquete começara a sua carreira sob um mau augúrio, já que, no dia 26 de Novembro de 1964 -ano da sua estreia- o «Shalom» cortara em dois (aquando de um abalroamento ocorrido ao largo de Nova Iorque) o navio-tanque norueguês «Stolt Dagali», provocando a morte de 19 membros da equipagem do petroleiro nórdico.

1 comentário:

  1. Que saudades do SHALOM que me lembro de ver atracado ao Cais de Alcântara. Voltou a Lisboa muitas vezes como HANSEATIC, DORIC e ROYAL ODYSSEY, nesta última fase com uma chaminé nova ao estilo da do QE2...

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