quinta-feira, 7 de abril de 2011

«DUKE OF YORK»


Couraçado da armada real britânica, pertencente à classe ‘King George V’. Foi construído entre 1937 e 1940 no estaleiro naval da companhia John Brown a laborar no Clydebank, perto da cidade escocesa de Glásgua. Era um poderoso navio de 42 720 toneladas de deslocamento (plena carga), que media 227 m de comprimento por 31,40 m de boca. A sua navegaão era assegurada por um sistema propulsivo que desenvolvia uma potência global de 110 000 shp e que proporcionava ao «Duke of York» uma velocidade máxima que ultrapassava os 28 nós. A artilharia de bordo era principalmente constituída por 10 peças de 360 mm e 16 outras de 103 mm; e o armamento secundário compreendia uma panóplia de armas de diferentes calibres e valências, de entre as quais se destacavam 48 antiaéreas. A blindagem deste navio de linha podia atingir a espessura de 370 mm nas zonas mais expostas ao fogo inimigo. O «Duke» já dispunha, quando entrou oficialmente ao serviço da ‘Royal Navy’ (mês de Novembro de 1941), de radares e outros modernos sistemas de detecção. Tinha uma guarnição de 1 500 homens. Uma das suas primeiras missões consistiu em transportar (em Dezembro de 1941) o primeiro ministro Churchill aos Estados Unidos, onde o chefe do governo britânico foi conferenciar com o presidente Franklin Roosevelt. O navio participou em inúmeras refregas da chamada batalha do Atlântico -medindo-se, nomeadamente, com o seu rival germânico «Scharnhorst», que ajudou a colocar definitivamente fora de combate- entrou em acção no Mediterrâneo, esteve no Árctico em acções contra o «Tirpitz» e, depois da vitória dos Aliados na Europa, foi enviado para o oceano Pacífico para participar na luta contra o Japão. Uma avaria reteve, todavia, o navio em Malta e quando o «Duke of York» chegou a Sidney, já era demasiado tarde para participar na guerra contra os nipónicos. Mas suficientemente cedo para ter lugar na cerimónia de rendição incondicional do Japão, que ocorreu na baía de Tóquio. Tendo sobrevivido ao conflito, o navio foi mantido em estado operacional até Abril de 1949. Oito anos depois de ter sido desactivado, o «Duke of York» foi desmantelado (em 1957) pela empresa escocesa Shipbreaking Industries, de Faslane.

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