segunda-feira, 20 de maio de 2013

«VON DER TANN»

Cruzador de batalha da armada imperial alemã. O «Von der Tann» foi o primeiro navio do seu tipo a equipar a frota do 'kaiser' e também o primeiro vaso de guerra de grandes dimensões com propulsão assegurada por turbinas a vapor. Construído pelos estaleiros navais da firma Blohm und Voss, de Hamburgo, em 1909, este cruzador também se distinguiu por ser o mais rápido do seu tempo, já que era capaz de navegar a velocidades superiores aos 27 nós. Deslocava 21 350 toneladas (em plena carga) e media 171,70 metros de comprimento por 26,60 metros de boca. Do seu armamento principal sobressaiam 8 canhões de 280 mm, 10 de 150 mm e 4 tubos lança-torpedos de 450 mm. A sua blindagem podia atingir 250 mm de espessura nas zonas mais sensíveis. O «Von der Tann» tinha uma guarnição de 882 homens (sargentos, praças, grumetes) enquadrados por 41 oficiais. A construção deste navio foi a resposta da Alemanha ao aparecimento das unidades da classe 'Invincible' na armada real britânica. Este cruzador de batalha germânico esteve envolvido em vários combates da 1ª Guerra Mundial, nomeadamente na mortífera batalha da Jutlândia, que se travou de 31 de Maio a 1 de Junho de 1916, no mar Báltico e águas adjacentes. Durante a qual se lhe atribuiu a destruição do seu congénere HMS «Indefatigable». Depois desse episódio, o «Van der Tann», que também fora alvejado e sofrera importantes avarias devido ao fogo adverso, esteve imobilizado durante dois meses. Após os quais voltou à luta. Tendo sobrevivido ao conflito, este cruzador de batalha foi conduzido à base naval de Scapa Flow (na Escócia) pela sua guarnição. Que, a 21 de Junho de 1919, poucos dias antes da assinatura do Tratado de Versalhes e cumprindo ordens do contra-almirante Ludwig von Reuter, afundou o navio. Acto imitado por muitas outras unidades alemãs ali fundeadas.

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