terça-feira, 31 de agosto de 2010

«OLYMPIC»


Paquete britânico saído a 20 de Outubro de 1910 dos estaleiros Harland and Wolff, de Belfast, para integrar a frota da White Star Line (de Liverpool). Companhia que o lançou, em Julho do ano seguinte, na prestigiosa e rentável linha Southampton-Nova Iorque. Até à chegada do «Titanic» (seu gémeo, cujo comprimento era ligeiramente superior), o «Olympic» foi considerado o maior paquete do mundo. Tambén ele começou a carreira sob maus auspícios, visto ter colidido, nos seus primeiros dois meses de vida, com o cruzador HMS «Hawk» e ter sofrido alguns estragos, que justificaram uma passagem pelo estaleiro de reparação naval. Após o soçobro histórico do «Titanic», o «0lympic» passou todo o inverno 1912-1913 em trabalhos de reestruturação dos seus compartimentos estanques; Nessa altura foi-lhe também acrescentado um número importante de baleeiras, de modo a prevenir, em caso de necessidade, o drama sofrido (por falta de meios de salvamento) pela maioria dos passageiros do seu ilustre e desditoso companheiro da White Star. Mobilizado durante a Grande Guerra, o «Olympic» recebeu uma camuflagem adequada e foi utilizado como transporte de tropas. Os incidentes mais importantes da sua carreira militar ocorreram em Outubro de 1914, quando lhe foi dado assistir o vaso de guerra 'Audacious», esventrado, no mar da Irlanda, por uma mina derivante. O navio socorrido acabou por afundar-se, mas toda a sua tripulação foi salva pelo «Olympic»; e, a 12 de Maio de 1918, quando o navio se lançou voluntária e impetuosamente contra o submarino alemão U-103 (que tentara torpedeá-lo) afundando-o. Apesar de ter sofrido duas modernizações para o tornar competitivo na linha-chave da América do norte, o «Olympic» nunca mais recuperou o prestigio que tivera antes da guerra. E, em Abril de 1935 (já depois da fusão da sua companhia armadora com a Cunard), o paquete foi abandonado num ancoradouro de Southampton; até que, em Setembro desse mesmo ano, achou comprador na pessoa de um industrial de ferro-velho, que o mandou rebocar para Inverkeithind, na Escócia, onde se consumou -em 1937- o seu total desmantelamento. O «Olympic» deslocava 45 000 toneladas e media 269 m de comprimento por 28,20 m de boca. Podia receber cerca de 2 500 passageiros. A sua velocidade máxima era de 23 nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário